Coimbra: Google financia projeto criado na Universidade

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu um novo modelo informático para utilizar em reconstrução 3D de cidades. A iniciativa vai ser financiada pela Google.

O modelo desenvolvido pela equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é “relevante para a aplicação de uma nova geração de sistemas de reconstrução 3D de ambientes urbanos”, garante o grupo.

Serviços como o ‘Google Street View’ dão uma perspetiva 3D das ruas, mas a mesma é limitada “ao ponto de vista do veículo que capturou as imagens”. Com este sistema, que faz “reconstruções 3D detalhadas de cidades”, é possível criar “uma experiência imersiva, em que o utilizador navega livremente pelas ruas”.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em janeiro de 2014, chamou a atenção da Google, que o selecionou no âmbito de “um concurso mundial de ideias muito competitivo, com taxas de aceitação na ordem dos 15%”.

“A grande novidade desta tecnologia, que se encontra em fase protótipo”, é que “este algoritmo tem por base a utilização de planos, não só para descrever a cena, mas também para calcular o movimento da câmara”, afirmam Carolina Raposo, João Barreto e Gabriel Falcão, investigadores envolvidos no projeto, à agência Lusa.

“Isto faz com que os modelos em 3D sejam gerados automaticamente e armazenados de forma muito compacta, permitindo a sua rápida transmissão”, admitem.

Jornal de Noticias