Coimbra escolhida para seminário internacional sobre globalização de saúde

Coimbra vai receber, em Abril de 2015, um seminário de âmbito internacional sobre globalização da saúde. Os promotores deste evento são responsáveis da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), que dia 2 de Dezembro, visitaram a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), onde foram recebidos pelo Presidente, Manuel Machado.

A comitiva era composta pelo presidente da ADVB, Abrão Latif Jr., e pelos vice-presidentes, Sebastião Misiara e José Renato, e por representantes da congénere portuguesa ADVP, os diretores Peter Kirby-Higgs e Paulo Costa (sendo presidente desta entidade António Saraiva, também Presidente da CIP). O grupo explicou a Manuel Machado que ainda admitiu realizar o seminário internacional noutra cidade, mas acabou por optar por Coimbra, tendo em conta o renome que a nossa cidade detém nesta área.

Manuel Machado afirmou que é “um defensor do Sistema Nacional de Saúde”, mas destacou a existência, em Coimbra, de importantes unidades de saúde particulares, além de empresas relevantes na área farmacêutica. Questionado sobre se apoia a realização do futuro congresso, o presidente da CMC deixou claro o patrocínio do município. “É útil e estamos interessados em colaborar na organização dessa conferência”, afirmou.

O edil conimbricense deixou até algumas sugestões aos organizadores. Nomeadamente, o de entrarem em contacto com os responsáveis da UCCLA (União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa), o que, entre outros aspetos, deverá contribuir para melhorar a participação de representantes da África lusófona no seminário. O autarca propôs ainda o estabelecimento de contactos com a Universidade de São Paulo, tendo em conta as ligações existentes entre esta e a Universidade de Coimbra.

O local do seminário de abril foi outro dos assuntos abordados no encontro. Os organizadores ainda pensaram no futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, mas Manuel Machado afastou essa possibilidade, uma vez que as previsões de conclusão da obra apontam para o final do próximo ano. Nesse sentido, este encontro internacional poderá realizar-se no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

huc