Coimbra vai receber, em Abril de 2015, um seminário de âmbito internacional sobre globalização da saúde. Os promotores deste evento são responsáveis da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), que dia 2 de Dezembro, visitaram a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), onde foram recebidos pelo Presidente, Manuel Machado.
A comitiva era composta pelo presidente da ADVB, Abrão Latif Jr., e pelos vice-presidentes, Sebastião Misiara e José Renato, e por representantes da congénere portuguesa ADVP, os diretores Peter Kirby-Higgs e Paulo Costa (sendo presidente desta entidade António Saraiva, também Presidente da CIP). O grupo explicou a Manuel Machado que ainda admitiu realizar o seminário internacional noutra cidade, mas acabou por optar por Coimbra, tendo em conta o renome que a nossa cidade detém nesta área.
Manuel Machado afirmou que é “um defensor do Sistema Nacional de Saúde”, mas destacou a existência, em Coimbra, de importantes unidades de saúde particulares, além de empresas relevantes na área farmacêutica. Questionado sobre se apoia a realização do futuro congresso, o presidente da CMC deixou claro o patrocínio do município. “É útil e estamos interessados em colaborar na organização dessa conferência”, afirmou.
O edil conimbricense deixou até algumas sugestões aos organizadores. Nomeadamente, o de entrarem em contacto com os responsáveis da UCCLA (União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa), o que, entre outros aspetos, deverá contribuir para melhorar a participação de representantes da África lusófona no seminário. O autarca propôs ainda o estabelecimento de contactos com a Universidade de São Paulo, tendo em conta as ligações existentes entre esta e a Universidade de Coimbra.
O local do seminário de abril foi outro dos assuntos abordados no encontro. Os organizadores ainda pensaram no futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, mas Manuel Machado afastou essa possibilidade, uma vez que as previsões de conclusão da obra apontam para o final do próximo ano. Nesse sentido, este encontro internacional poderá realizar-se no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra.