A GNR de Coimbra, através do NIC de Montemor-o-Velho, no dia 15 de março, deteve quatro homens e constituiu arguidos uma mulher e sete homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 27 anos, nos concelhos de Coimbra e de Montemor-o-Velho.
A investigação por tráfico de estupefacientes durava há cerca de um ano. Os suspeitos constituíam uma rede que se dedicava à aquisição de produto estupefaciente e posterior acondicionamento em doses individuais prontas para venda e distribuição aos consumidores, na região de Coimbra.
No âmbito da investigação, foi desencadeada uma operação policial que culminou com o cumprimento de 18 mandados de buscas domiciliárias, 11 domiciliárias e 7 em veículos, que resultou na apreensão do seguinte material:
- 1 272,64 doses de haxixe;
- 273,20 doses de canábis;
- 66 doses de MDMA;
- 44 gramas de cogumelos alucinogénios;
- Cinco doses de anfetaminas;
- 2 135 euros em numerário;
- 85 sacos herméticos de acondicionamento de estupefacientes;
- Cinco balanças de precisão;
- Cinco facas;
- Duas tesouras;
- Uma pistola de ar comprimido;
- Um soqueira (arma proibida);
- Uma faca borboleta (arma proibida);
- Um cofre.
Um dos detidos foi presente no Tribunal Judicial de Soure, tendo sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas em posto policial e proibição de contacto com os intervenientes no processo, bem como acompanhamento na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência.
A ação contou com o reforço dos Postos Territoriais do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, da estrutura de Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra.