Sabia que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem também por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações? Em 2014 o CODU-Mar coordenou a assistência a 92 emergências em embarcações, algumas delas em localizações longínquas como a costa do Canadá ou a África do Sul.
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) tem por missão prestar aconselhamento médico a situações de emergência que se verifiquem a bordo de embarcações, com a cooperação das estações Radionavais, estações Costeiras, Centros Navais de Busca e Salvamento e com a Autoridade Marítima Local (Capitanias de Portos).
Uma equipa de médicos garante, 24 horas por dia, os cuidados a prestar, os procedimentos e terapêutica a administrar à vítima, podendo também acionar a evacuação do doente, organizar o acolhimento em terra, e encaminhá-lo para o serviço hospitalar adequado. As estatísticas do INEM revelam que em 2014 este serviço coordenou a assistência a 92 emergências médicas a bordo de embarcações, envolvendo vítimas de 25 nacionalidades diferentes. Na maioria dos casos clínicos, os doentes foram evacuados (76) por helicóptero (36) ou através de desembarque ou de outra embarcação (40). Em 12 situações foi possível resolver a emergência com a prestação de cuidados a bordo com a orientação médica do CODU-Mar. A estatística do ano de 2014 indica ainda que a Doença Súbita é a patologia que origina o maior número de pedidos (57), seguida do Trauma (35). Os pedidos efetuados a partir de embarcações de pesca (41) são os mais frequentes, seguidos das embarcações de carga (35), registando-se ainda 9 pedidos de auxílio efetuados por embarcações de passageiros. As embarcações que recorreram ao CODU-Mar encontravam-se maioritariamente em águas da Plataforma Continental Portuguesa (52), seguindo-se as localizadas na zona de intervenção dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (21) e Funchal (4). Mas houve ainda a registar pedidos de ajuda de embarcações localizadas em locais tão distantes de Portugal como Terra Nova/Canadá (3), África do Sul (3), Perú (1), Noruega (1) e Índia (1).
O CODU-Mar pode ser ativado através do Número Europeu de Emergência – 112 ou através do número +351 213 303 258, através de frequências apropriadas (500Khz na Radiotelegrafia, 2182khz na radiotelefonia e onda média, e VHF – Canal 16) ou ainda, do INMARSAT. O contacto com o CODU Mar via telefone-satélite (INMARSAT) foi, refira-se ainda, a forma mais frequentemente utilizada, o que aconteceu em 54 das ocorrências.