CM DE CANTANHEDE ASSINOU PROTOCOLO COM BOMBEIROS

Nos termos do protocolo aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Cantanhede, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede têm a seu cargo os serviços de assistência, vigilância e segurança na Praia da Tocha e praias fluviais dos Olhos da Fervença e das Sete Fontes.

O acordo foi formalizado pelo presidente do executivo camarário, João Moura, e pelo presidente da associação humanitária, Adérito Machado, no decurso de uma reunião realizada em 27 de Julho, na qual participaram também a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, o vereador Pedro Cardoso, o comandante da corporação, Jorge Jesus, e o comandante operacional da Proteção Civil Municipal, Hugo Oliveira.

Segundo o líder do executivo camarário cantanhedense «há muitas e boas razões para reconhecermos a importância da parceria que o Município de Cantanhede tem estabelecido todos os anos com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a começar pelo modo exemplar como têm assegurado os serviços de vigilância, socorro, salvamento e a assistência a banhistas nas praias do concelho, nomeadamente através da coordenação dos postos e da implementação eficaz do Sistema Integrado de Vigilância e Socorro – Plano Integrado de Salvamento

João Moura enalteceu «o elevado profissionalismo dos agentes devidamente credenciados que a associação humanitária tem afetos a esse processo e o extremo cuidado com que a sua ação é desenvolvida no terreno, sendo de assinalar a constante preocupação em melhorar os meios e os recursos». A este propósito, o autarca destaca «o facto de a instituição ter adquirido uma moto de água expressamente para os serviços de assistência e socorro na Praia da Tocha, equipamento que contribui significativamente para uma maior operacionalidade e capacidade de intervenção de quem presta esses serviços e, por essa via, para o reforço da segurança dos banhistas».

Conforme consta do protocolo, a assistência, vigilância e segurança na Praia da Tocha e praias fluviais dos Olhos da Fervença e das Sete Fontes envolve a atribuição de uma verba de 22.513 euros aos Bombeiros Voluntários. A autarquia contribui assim, em articulação com a Capitania do Porto da Figueira da Foz, para o reforço da assistência aos banhistas, garantindo a vigilância e segurança das praias do concelho, em complemento da obrigação legal dos concessionários em contratar nadadores-salvadores durante a época balnear.

No período de 21 de Junho a 124 de Setembro, a assistência aos banhistas na Praia da Tocha será diária e permanente, entre as 9h30 e as 19h30, e na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, entre as 10h00 e as 19h00, de 14 de Junho a 14 de Setembro.

No caso da praia fluvial das Sete Fontes e uma vez que se prevê que, à semelhança de anos anteriores, ali acorra muita gente, especialmente aos fins-de-semana, a autarquia decidiu inclui-la no Plano Integrado de Salvamento, assegurando a vigilância no período de 28 de Junho a 31 de Agosto, diariamente entre as 10h00 e as 19h00.

Nos termos do acordo celebrado com o Município de Cantanhede, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede garante que os nadadores salvadores têm as qualificações técnicas exigidas para o exercício da função e dispõem de seguro para o efeito, competindo-lhe coordenar a sua actividade nos postos de apoio de praia, disponibilizar material de primeiros socorros, de imobilização e de consumíveis necessários, garantir a manutenção e operacionalidade do material e equipamentos de assistência e segurança, bem como dinamizar os postos de informação aos banhistas.

A este nível são referidas expressamente como obrigações da associação a actualização dos dados referentes ao estado do mar, condições de acessibilidade e segurança das praias, identificando zonas e situações de risco. Além disso, deverá fazer a divulgação de procedimentos adequados para salvaguardar a segurança das crianças e alertar para os acidentes mais frequentes que ocorrem em contexto balnear.

Compete também à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, assegurar a disponibilidade da cadeira anfíbia (tiralô), acompanhando e gerindo a sua utilização, no cumprimento de todas as condições de segurança.

O protocolo refere ainda que a entidade responsável pela vigilância e assistência nos postos de praia do concelho de Cantanhede terá de enviar mensalmente para o Serviço Municipal de Proteção Civil, os relatórios com a descrição circunstanciada das ações e intervenções realizadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA