01.04.2025 –
Realizou-se no dia 28 de março, a segunda ação de plantação da história da Citrinolândia que se iniciou em 21/03/2024, plantando-se novas 33 espécies. Com a plantação das novas espécies, aquele que é o maior museu ao ar livre exclusivamente dedicado a citrinos, localizado na freguesia de Meirinhas já possui mais de 78 espécies diferentes de citrinos.
A plantação foi uma iniciativa promovida pelo Município de Pombal em conjunto com a Junta de Freguesia de Meirinhas, contando com o apoio das empresas Umbelinbo Monteiro, D Travel, Hotel do Cardal, Palomas.
A Citrinolândia é um projeto inovador que tem como objetivo a coleção, cultivo e exposição de uma grande variedade de citrinos. Um espaço que foi concebido para ser um centro de investigação científica, educação ambiental e promoção da sustentabilidade, estando acessível ao público de forma gratuita. O espaço inclui uma vasta gama de espécies de citrinos, representando plantas originárias de diversas regiões do mundo. Entre as espécies plantadas, encontram-se clementinas, limões, laranjas, tangerinas, yuzu e pomelos.
Espécies plantadas em 28/03/2024:
Limão yuzu, Limão italiano, Limão gigante, Laranja caviar, Laranja bizarria, Laranja variegata, Laranja prata, Laranja Lima da Pérsia, Laranja chocolate, Laranja kikudaidai, Laranja Kinkan, Laranja tarocco, Laranja rosa, Laranja tangelo, Lima kaffir, Lima das filipinas, Lima rangpur, Lima doce, Clementina amoa, Clementina doppo sanguinelli, Clementina limão, Tangerina Setubalense, Kumquat, Orangequat, Eremorange, Pomelo amarelo, Pomelo verde, Pomelo rosa, Cidrão, Mappo, Bergamota, Chinotto, Calamondim variegata

Citrinolândia : a terra dos citrinos
A Citrinolândia é uma terra dedicada à coleção, cultivo e exposição de uma ampla diversidade de citrinos, identificadas de acordo com o nome botânico.
Tem coleções especializadas em todas as espécies de citrinos, como Clementinas, Kunquat, Limão, Cidrão, Laranja, Chinotto, Lima, Pomelo, Tangerina, Yuzu, Toranja, estando representadas todas as plantas de citrinos de todas as regiões do mundo, as coleções de raridades incluirão uma área dedicada aos bonsais de citrinos. Terá ainda, laboratórios ao ar livre de citrinos com inovações em plantas através de enxertias e com uma vocação formativa na área dos cuidados na produção e otimização das culturas de citrinos, uma expert zone (dinamizada por Chefs de referência) dedicada à promoção das novas espécies de citrinos na cozinha e uma área de educação ambiental dedicada à população escolar.
Entre os serviços disponibilizados para o público contara com: visitas guiadas, exposições educativas, exposições artísticas, atividades de educação ambiental, atividades de formação direcionada para a otimização do cultivo, workshops de culinária e atuações artísticas e musicais ao ar livre.
O papel da Citrinolândia é a manutenção de coleções documentadas de plantas vivas com a finalidade de investigação científica, conservação, exposição e educação. Pelo que é conhecido, será o único espaço a nível europeu, de acesso público (gratuíto), em que se pode ter contacto com mais de 100 espécies diferentes de citrinos.
A Citrinolândia situa-se em Meirinhas, na zona do Vale da Fonte, Palão. É um projeto propriedade do Municipio de Pombal, dinamizado conjuntamente com a Freguesia de Meirinhas