A Associação Ambiental, Charcos & Companhia irá promover este sábado, dia 5 de Dezembro, uma exposição de fotografia, “ Um Pé na Terra, e Outro no Mar!”, pretendendo retratar a arte e os ofícios da pesca artesanal e da arte Xávega de Vagos, aliada ao património natural. A exposição, no âmbito do PROMAR (Programa Operacional da Pesca, cofinanciado pelo Fundo Europeu das Pescas), com a promoção do Grupo de Acão Costeira (GAC) da Região de Aveiro, integra o projeto – O Circuito Ambiental da Gafanha da Boa-Hora.
A exposição que integra o novo projeto, na Freguesia da Gafanha da Boa-Hora, no Concelho de Vagos, retrata as artes piscatórias e o Canal de Mira nas suas mais variadas vertentes, desde a sua formação à sua fauna e flora.
O projeto contempla atividades de turismo de natureza, como a observação da aves e reconhecimento da flora e fauna, utilizando para o efeito 3 circuitos ambientais definidos e dois postos de observação de aves implantados, integrando-as com a divulgação da pesca artesanal, arte xávega, com o sector da pesca e produtos provenientes associados, e as comunidades piscatórias locais. A divulgação e a promoção dos ofícios da pesca artesanal à população da região e visitantes, envolvendo a comunidade piscatória e os pescadores locais, com recurso ao património natural da Gafanha da Boa-Hora, compreendem as bases da constituição do projeto.
A Inauguração da Exposição, intitulada “Um pé na terra, outro no mar!”, tem lugar no próximo sábado (dia 5), às 15 horas, no espaço museológico da Praia da Vagueira, e está disponível a toda a população.