A próxima sessão das “4ª Clássicas” em Cantanhede será no dia 18 de Março 6ªfeira, pelas 21h no auditório do Centro Paroquial S. Pedro com a apresentação de dois cine-concertos.
Os músicos Tiago Baptista e Miguel Meirinhos irão musicar ao vivo a longa-metragem “O Homem Mosca” (Safety Last) de 1923, realizado por Fred C. Newmeyer e Sam Taylor. O filme conta a história de um rapaz do interior vive grandes confusões morando na cidade grande, a ponto de ficar pendurado num relógio nas alturas… Também a curta-metragem “The (?) Motorist” de 1906, realizada por Walter R. Booth, terá uma banda sonora original composta por Tomás Barros, Afonso Barros e Beatriz Barros.
A entrada é gratuita, sendo aceites donativos para o Jornal Boa Nova, gerente do espaço. Vasco Espinhal Otero será como habitualmente o anfitrião da sessão. Os filmes são geralmente apresentados por cinéfilos da comunidade local e nesta sessão Carlos Martins e Hugo Ferrão exercerão esse papel.
Recorde-se que as “4ª Clássicas” em Cantanhede ocorrem desde 2016, sendo que esta iniciativa decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, Associação fotografARTE, Associação Lúcia Lima e Coletivo Artístico Efervescente, contando com o apoio da Paróquia de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Município de Cantanhede, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ª Clássicas” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.