A Empresa Municipal Águas do Porto organizou, dia 17 de Setembro, no Teatro Municipal Rivoli uma conferência-debate sob o título “Água e Competitividade Urbana”. A pergunta a que os conferencistas se propuseram responder foi “Qual pode ser o papel da água no futuro das nossas cidades?”. A conferência foi encerrada pelo Presidente da Câmara, Rui Moreira, que voltou a garantir de que não haverá, durante o seu mandato, qualquer tentativa de privatizar ou concessionar a empresa municipal.
“Seria um erro político prescindir das Águas do Porto e da sua capacidade de ir além do cumprimento do seu estrito papel enquanto empresa municipal. Isso só se consegue mantendo o caráter público e municipal que a empresa tem atualmente”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal.
Quando se discute o futuro das cidades, a água é percebida como um recurso indispensável a vida, mas raramente é vista como um fator de diferenciação e afirmação das próprias cidades. Temas como a inovação, o património, a cultura, a qualidade do espaço público, a oferta de serviços e emprego são os fatores capitais na discussão do futuro urbano. Será que à água está reservado apenas o papel de suporte de vida e de atividade, ou poderá este recurso ombrear com os restantes na construção de uma marca urbana, particularmente da marca Porto?
Este foi o desafio lançado a todos os conferencistas e àqueles que quiserem participar na conferência promovida pelas Águas do Porto.