CIDADÃ PORTUGUESA CONDENADA A 15 MESES DE PRISÃO.

Numa nota à comunicação social o (SEF) Serviço de Estrangeiros e Fronteiras informa que uma operação das autoridades inglesas (Immigration and Borders Service), denominada de Operação ”Montague”, em estreita colaboração com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que desmantelou uma rede casamentos de conveniência, culminou com a condenação a penas de prisão de um cidadão estrangeiro (quatro anos) e de uma cidadã nacional (15 meses). Outros quatro cidadãos foram condenados a um ano de prisão.

Uma investigação iniciada na Direção Regional do Norte do SEF apurou a existência de uma rede de recrutamento de cidadãs nacionais para contraírem matrimónio no Reino Unido com cidadãos indostânicos, a troco de uma remuneração que poderia chegar aos € 3.000. Após as primeiras diligências investigatórias, e confirmado que o escopo da rede visava a legalização de cidadãos terceiros à União Europeia em Inglaterra, foi estabelecida de imediato a colaboração com as autoridades policiais inglesas.

Apurou tratar-se de uma rede criminosa complexa, nomeadamente tratando das viagens de e para Inglaterra, alojamento e preparação dos cidadãos nacionais para contornarem o escrutínio das autoridades inglesas, criando a aparência da existência de uma verdadeira relação entre os nubentes.

As autoridades inglesas solicitaram de imediato a colaboração do SEF, não só com reuniões mantidas entre elementos das duas forças policiais, mas também com constante troca de informação policial e colaboração no cumprimento de uma carta rogatória pelo DIAP do Porto.

Atento à ameaça que os casamentos de conveniência representam para a segurança da União Europeia, o SEF continuará a sua atividade investigatória, em estreita colaboração com as suas congéneres.