Três empresários da área do calçado – Alexandre Tavares (Armando Silva), Patrícia Correia (Helsar), Carlos Santos (Zarco) – e Álvaro Gouveia (presidente do Clube de Empresários de S. João da Madeira) reuniram-se nas modernas e elegantes instalações fabris da Cartonagem Trindade, igualmente com a presença do anfitrião, Pedro Ventura. Com moderação do (re)conhecido economista João Cantiga Esteves, também ele sanjoanense, foi este o excelente painel de oradores convidados da primeira conferência do ciclo “Industrial”, comissariado pelo jornalista Amílcar Correia, a quem a Câmara da sua cidade natal entregou a conceção deste evento, que se prolonga praticamente até ao final do ano, incluindo novos debates com outros protagonistas, assim como exposições, música e cinema.
Cultura industrial
Com muito público, incluindo responsáveis de diferentes áreas de atividade, a conversa teve como ponto de partida a pergunta “Como é que a indústria resiste à crise?” e uma intervenção de enquadramento do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, que sublinhou a cultura industrial dos Sanjoanenses e o facto de a mesma se interligar com um assinalável espírito inovador, realidades que se refletem atualmente na afirmação de S. João da Madeira como cidade criativa aberta ao mundo.
Assim se deu o mote para um serão de reflexão – com participação do público – sobre a economia sanjoanense e a sua relação com o mundo, da qual sobressaiu a atual vocação exportadora das empresas sanjoanenses e a sua crescente abertura aos mercados globais. Uma transformação que se acentuou nos últimos anos, por força da necessidade que aguçou o engenho dos empresários da cidade.
Mais do que um travão, a crise aparece – nas palavras destes oradores – como um desafio que os levou a procurar novas soluções, adaptando-se a uma nova realidade em que o mercado nacional deixou de poder ser a zona de conforto de outros tempos. Foi preciso arriscar – com determinação inabalável – na descoberta de novos destinos para os seus produtos, investindo fortemente na qualidade, na inovação e na resposta às necessidades concretas de cada cliente.