O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede termina no próximo sábado, 20 de abril, com a apresentação, às 21h30, da peça “Processo 8868” de Zé Paredes, interpretada pelo CITAC – Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.
Os atores vão subir ao palco do Pavilhão Multiusos de Febres, local onde também decorreu o primeiro espetáculo deste ciclo, intitulado “António Sala – O Comunicador – 60 Anos de Carreira”.
“Processo 8868” é uma peça inspirada em factos verídicos que envolvem a censura ocorrida durante o Estado Novo, que vigorou em Portugal 41 anos ininterruptos, desde a aprovação da Constituição Portuguesa de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
“Um espetáculo é como uma camélia branca que ao desabrochar começa a oxidar-se. Essa oxidação da camélia talvez seja a matéria sobre e com a qual se constrói uma ponte com o passado de lápis azul e luzes vermelhas, e assim indagar sobre aquele espetáculo que não chegou a ser, naquela primavera mecânica de 1969”, refere a sinopse da peça.
Castelão e a sua época foi a camélia censurada em 1969 e da sua oxidação nasceu o novo espetáculo do CITAC, que resulta da indagação sobre o que foi, o que poderia ter sido e o que nunca será como resultado de uma atualidade avassaladora.
O espetáculo de sábado é o culminar de uma longa jornada dedicada às artes cénicas e constitui uma excelente oportunidade para confirmar o êxito do Ciclo de Teatro, não só pela diversidade de géneros apresentados, como pelos temas abordados e pela energia transmitida pelo público. Já a qualidade das atuações foi evidenciada pelo crescente público que marcou presença nas 34 sessões que constaram do programa.
Este evento integra as celebrações dos 50 anos do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com diversas entidades. Do programa constam várias atividades de áreas tão diversas como a expressão cultural, recreativa, artística ou desportiva, que vão decorrer ao longo de 2024.
No próximo sábado, após a interpretação do CITAC, serão atribuídos os certificados individuais de participação no XXIV Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede a todos os elementos dos diversos grupos de teatro envolvidos.
A edição deste ano contou com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 400 atores e outros intervenientes.
De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integraram a iniciativa realizaram dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” da outra entidade envolvida.