Ciclo de seminários (Re)Descobrir o Artesanato nos Media.

O CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e o Instituto Superior Miguel Torga (em parceria com a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC) e o CENJOR – Centro de Formação Profissional para o Jornalismo) promovem no dia 02 de abril, das 09h30 às 13h00, a terceira sessão do ciclo de seminários (Re)Descobrir o Artesanato nos Media.
Este é o seminário de  encerramento  deste ciclo cujo objetivo é entre outros, o lançamento do Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato (promovido pela ADAPVC com o apoio do IEFP,IP) que foi pensado e organizado reconhecendo a importância da Comunicação Social na preservação, divulgação e promoção das Artes e Ofícios, enquanto património cultural e identitário e fator de criação de emprego e de riqueza.
Tendo como público-alvo os jornalistas, outros profissionais reconhecidos pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e estudantes de jornalismo, os objetivos gerais deste ciclo de seminários são os de dar informação diversa sobre o artesanato em Portugal; suscitar questões relevantes para o interesse jornalístico; dar a conhecer abordagens inovadoras do artesanato em Portugal; sensibilizar e motivar jornalistas para escreverem sobre a temática do artesanato nas vertentes do emprego, do desenvolvimento territorial, das oportunidades, da identidade e da memória coletiva; desmistificar ideias feitas, dando informação qualificada e com interesse jornalísticos e facilitar o acesso dos jornalistas a fontes de informação sobre a organização do setor do artesanato em Portugal e respetivos agentes.
O seminário tem ainda a feliz particularidade de se integrar  nos “Dias Europeus do Artesanato”, uma iniciativa  europeia que visa a promoção e o desenvolvimento do artesanato na Europa, Coordenada pelo Institut National des Métiers d’Art de França. Desta forma Portugal participa nos Dias Europeus do Artesanato com uma iniciativa de grande impacto e repercussão para o setor.
Trata-se de uma excelente oportunidade para todos os profissionais da Comunicação Social conhecerem um setor que, pelas suas mais valias representa um importante recurso jornalístico, bem como terem oportunidade de participar no Prémio Nacional de Jornalismo para o Artesanato que tem aliciantes prémios (1º 5.000€ e dois prémios no valor de 2.500 € cada para os 2 melhores trabalhos entre as 3 categorias: Imprensa escrita, rádio e televisão).
Sendo gratuito com oferta de almoço servido pelos cursos de restauração do CEARTE) é necessário, todavia, efetuar uma inscrição em www.cearte.pt, até ao dia 28 de março.
Quaisquer informações complementares podem ser obtidas através do email [email protected] ou 239497200.
Para alem da divulgação deste evento, gostaríamos sobretudo de contar com a presença de jornalistas desse órgão de comunicação social neste Seminário.