CHEGA de Cantanhede sobre a saúde no Concelho: “É preciso passar das palavras às ações!”

14.2.2023 –

Leia, abaixo, o comunicado, na íntegra.

“Saúde em Cantanhede Precisa-se. É preciso passar das palavras às ações!

Várias são as notícias (recentes) por parte dos responsáveis do Partido Socialista (PS), a abordarem o tema da abertura das urgências/consulta aberta no Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede.

Fazendo uma retrospetiva histórica, fica bem claro que foi o Governo Socialista que em 2007 decidiu encerrar as urgências do Hospital de Cantanhede, pelo então Ministro da Saúde, António Correia de Campos. Após intervenção do Município de Cantanhede, celebraram um protocolo que substituía as urgências por uma consulta aberta com horário das 08H00 às 24H00. Este serviço servia para atender os casos agudos “pouco urgentes” ou “não urgentes” sem marcação prévia, digamos por palavras vulgares uma urgência/consulta aberta. Tendo a mesma sido encerrada em março de 2020 de forma abrupta, sem qualquer comunicação prévia à Autarquia de Cantanhede, rompendo o protocolo que se encontrava em vigor com a mesma.

Esta situação deixou a população do concelho de Cantanhede e concelhos limítrofes sem qualquer alternativa aos cuidados de saúde primários inopinados. Desta situação resultou o entupimento das urgências nos CHUC e Hospital da Figueira da Foz, pois a consulta aberta atendia cerca de 60.000/80.000 utentes anualmente, aumentando a sua incidência no verão.

Realçamos que nas variadas diligências encetadas para a reabertura da consulta aberta, nunca os responsáveis locais do PS, manifestaram qualquer disposição no reverter do seu encerramento. Contudo, não deixa de ser irónico que após a manifestação pública de outros partidos, os mesmos venham a público publicitar aquilo sobre o qual nada fizeram até à data.

Tendo em conta que o assunto em questão foi objeto de discussão na Assembleia Municipal e, os mesmos fizeram parte de uma comissão que se deslocou à Assembleia da República na qual nada disseram.

O Partido CHEGA de Cantanhede, sempre defendeu a reabertura da consulta aberta nos moldes em que a mesma ocorria no passado (08H00 às 24H00). Tendo para o efeito o Grupo Parlamentar deste Partido, apresentado um Projeto de Resolução na Assembleia da República para que sejam tomadas todas as diligencias necessárias com carácter de urgência, visando a reversão do encerramento.

O Partido CHEGA de Cantanhede, sempre em defesa dos interesses dos munícipes de forma incondicional.

Cantanhede, 13 de fevereiro 2023

O Grupo de Trabalho de Cantanhede do Partido CHEGA”