CHAMPIONS: FC Porto tenta aproveitar ‘baixas’ do Bayern para continuar a sonhar

O FC Porto procura hoje ganhar vantagem na receção a um desfalcado Bayern Munique, ainda assim, grande favorito no confronto dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol e até para a conquista do título.

A boa notícia para o jogo da primeira mão dos ‘quartos’, no Estádio do Dragão, é o regresso de Jackson Martínez aos convocados do clube portuense, ainda que o avançado colombiano esteja sem competir desde 06 de Março, dia em que sofreu uma lesão muscular frente ao Sporting de Braga.

À falta de ritmo competitivo de Jackson Martínez, melhor marcador ‘azul e branco’ na prova, em igualdade com o médio Brahimi, ambos com cinco golos, acrescem duas ausências de vulto na equipa treinada pelo espanhol Julen Lopetegui: o avançado Tello, lesionado, e o defesa Marcano, suspenso.

No Bayern, também orientado por um espanhol – Pep Guardiola – o panorama é ainda mais desolador. O bicampeão germânico não pode contar com os defesas Alaba e Benatia, o médio Schweinsteiger e os avançados Robben e Ribéry, todos habituais titulares e todos a recuperarem de lesão.

Aquelas baixas não retiram, contudo, o favoritismo ao ‘colosso’ alemão, tal a amplitude e qualidade do seu plantel, líder destacado do campeonato do seu país e finalista de três das últimas cinco edições da prova, que venceu pela última vez em 2013.

O FC Porto, segundo classificado do campeonato português, a três pontos do rival Benfica, procura regressar às meias-finais da ‘Champions’, 11 épocas depois da última presença, assumindo-se nesta fase adiantada da prova como a única equipa invicta.

O favoritismo do Bayern encontra também ‘apoio’ da história, pois perdeu apenas por uma vez frente a equipas portuguesas, em 22 encontros, tendo vencido cinco e empatado seis das 11 deslocações a Portugal, a última das quais se saldou por uma goleada por 5-0 ao Sporting.

A única derrota dos bávaros frente a equipas lusas aconteceu em 1987, precisamente frente ao FC Porto, e logo na final da Taça dos Campeões Europeus, em Viena, onde os dragões conquistaram o primeiro dos seus dois títulos, ao se imporem por 2-1, com golos de Madjer e Juary.

Desde a final do estádio do Prater, os dois clubes já se encontraram em duas eliminatórias, ambas nos quartos de final e sempre com a qualificação do Bayern, nas épocas 1990/1991 (1-1 em Munique e 2-0 no Porto) e 1999/2000 (1-1 nas Antas e 2-1 na Alemanha).

O FC Porto recebe hoje o Bayern Munique, no Estádio do Dragão, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, com início às 19:45 horas e arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo, deslocando-se a Munique na terça-feira seguinte, 21 de Abril, para o segundo confronto.

Além do embate do Dragão, a primeira mão dos quartos de final encerra no Parque dos Príncipes, onde os franceses do Paris Saint-Germain recebem os espanhóis do FC Barcelona, num `duelo´ entre o sueco Zlatan Ibrahimovic e o argentino Lionel Messi.

Fonte: Lusa