Cerveja artesanal feita com lagosta viva

Uma cervejeira artesanal norte-americana criou uma nova cerveja feita com lagostas vivas e sal marinho durante o processo de fermentação.

Nos últimos anos, a cerveja artesanal conquistou um espaço próprio no mercado. Tal como o vinho, ganhou um estatuto elevado entre os apreciadores de comida gourmet, muito devido à variedade de sabores e variantes disponíveis.

Sedeada no estado do Maine, conhecido pela lagosta de grande qualidade, a Oxbow resolveu ir mais longe na ideia de acompanhar marisco com uma cerveja. Com a “Saison dell”Aragosta”, o consumidor começa a sentir o sabor a lagosta quando ainda só pegou no copo.

A ideia partiu de um mestre cervejeiro italiano com quem a Oxbow trabalha e que, durante um almoço recheado de lagosta, se lembrou de criar uma cerveja apropriada para celebrar o produto mais famoso do Maine.

“Ele é um mestre cervejeiro que usa ingredientes pouco convencionais, por isso eu disse: “não posso dizer-te que não. Vamos fazê-lo””, contou o fundador da empresa, Tim Adams, ao jornal “Boston Globe”.

Com 12 lagostas vivas dentro de um saco, o par de cervejeiros mergulhou os animais no mosto durante um dos processos da fabricação. Quando as lagostas cozeram, foram retiradas e comidas, mas as cascas voltaram para o líquido, de forma a dar ainda mais sabor ao produto final. Para garantir um autêntico sabor do Maine, foi acrescentado sal marinho à mistura.

O produto final tem 4,5% de teor alcoólico e um subtil sabor a lagosta. “É exatamente a intensidade que procurávamos”, afirmou Adam, descrevendo o toque salgado e o sabor adocicado da cerveja, que teve uma produção de apenas três mil garrafas.

A “Saison dell”Aragosta” será de produção limitada e sazonal no verão.