CENTROLUB: ESTE É UM DOS EXEMPLOS DE SUCESSO QUE MIRA TEM PARA DAR…

Esta é uma daquelas pequenas histórias de sucesso e de vida.
Bem podia começar com o clássico “Era uma vez…” e continuar a contar a comunhão de ideias de dois irmãos: Juan e Luís Santos que, em 2003, acreditaram poder montar uma pequena empresa em casa, em Calvão, e hoje, 11 anos depois, estão muito bem instalados na Zona Industrial de Mira!
Falamos da CENTROLUB, uma empresa virada, inicialmente, para os lubrificantes e, posteriormente, para os anti-congelantes, até chegarem à produção própria, em 2008, quando resolveram “arriscar”, pois esta área já era “parte significativa do negócio. Desta forma, ao conseguirem um preço competitivo no mercado nacional, e por ser um produto que utiliza um “processo simples” de fabrico, arregaçaram as mangas, e foram à luta…
É bem verdade que os primeiros anos não foram nada fáceis. O enchimento era todo manual, na altura, o que permitia uma capacidade máxima de produção de 5 paletes, quase sem direito à hora de almoço, pois tudo passava pelas mãos de ambos.
Hoje, com mais um elemento na empresa, a CENTROLUB tem uma produção diária de 12 a 18 paletes, o que se alcançou através de um investimento avultado em maquinaria.
Longe vão os tempos iniciais de reciclagem de óleo! Mas, como não podia deixar de ser, tanto Juan quanto Luís, possuem os pés “bem assentes na terra” como gostam de deixar bem claro: esta pequena empresa, que cresce a olhos vistos, já solicitou um novo lote na Zona Industrial, para poder ampliar as suas instalações.
Não há, ali, “loucuras”, diz Juan Santos, um engenheiro químico apaixonado pela empresa que iniciou do zero, com o irmão. O que há, é uma perfeita noção de que os clientes são cada vez mais exigentes e crescem de ano para ano. Por isso, a ampliação das instalações visa continuar a atender atempadamente – este é um “ponto nevrálgico” do qual ambos não abrem mão – e dar condições para que a carteira de clientes (já são mais de 200, espalhados por Portugal e Espanha), cresça de forma sustentada. “A produção deve estar sempre em comunhão com as necessidades de quem utiliza os nossos produtos , dizem eles…
A CENTROLUB possui clientes que são distribuidores dos seus produtos (não vendem ao público em geral, por respeito a quem trabalha com eles), para além de algumas (poucas) oficinas, que vêm dos tempos iniciais.
Possui distribuidores em todo o território continental e nas ilhas, também, e passou de uma faturação inicial de 17.000 euros, para uma expectativa de mais de 660.000 euros, neste ano de 2014 (todos os valores são sem I.V.A.).
A empresa possui, atualmente, uma marca própria, a “V8”, que está ligada ao “mercado profissional”, com lubrificantes, anti-congelantes e, ainda neste ano, com spray para limpezas de travões e spray para limpezas de válvulas “EGR” .
Porém, como parte do crescimento que os seus sócios impõem, já em 2015 nascerá uma outra marca, virada ao “mercado não profissional”, que incidirá em shampoo limpa-vidros, abrilhantador de pneus e limpa-tablier, entre outros.
Tudo isto, dizem os irmãos e sócios, não passa de uma busca constante da qualidade, mas – acima de tudo – da seriedade que colocam em cada atitude que tomam. Eles sabem, melhor do que ninguém, o quanto custou para chegarem a este patamar…
Juan e Luís, como todos os empreendedores, são visionários. Conseguem ver “um pouco mais além” do que o que  está “à vista do comum cidadão”, leigo na matéria. Mas, eles não dão passos maiores do que as pernas. Para ambos, “O mercado é muito competitivo, e só desta forma uma empresa nasce, cresce… e, nele permanece!”