23.01.2025 –
Apresentação das iniciativas conjuntas previstas para 2025 reuniu personalidades do setor turístico em Madrid, durante a FITUR, a maior feira ibérica de turismo.
As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram hoje, na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, as iniciativas previstas para este ano na sua estratégia conjunta de promoção turística, que visa fortalecer a colaboração transfronteiriça a este nível.
O evento decorreu no stand do Turismo da Extremadura, no Pavilhão 7, e reuniu personalidades de relevo do setor turístico de ambos os países. As intervenções ficaram a cargo de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo de Portugal, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Beato, vice-presidente da Turismo do Alentejo, e Jesús Viñuales, Diretor do Turismo da Extremadura. Estiveram também presentes Jorge Loureiro, vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, entre outras personalidades.
As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar em Portugal, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market; uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.
Durante a sessão, Pedro Machado realçou as vantagens desta aliança. “A promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha. São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, sublinhou. “Estamos aqui para assumir o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos, para podermos captar riqueza e, sobretudo, para colocarmos os benefícios dessa riqueza ao serviço das comunidades. Este é melhor e mais importante sentido do turismo: cooperação e sucesso”, concluiu o Secretário de Estado.
Anabela Freitas, por sua vez, destacou que “o mais importante desta parceria é o conceito de que somos dois países e um destino turístico. O turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”.
Pedro Beato considerou que“este compromisso de juntar dois países é uma proposta de grande valor para o turismo. Temos muito em comum: a fronteira entre Espanha e Portugal é a fronteira que nos une. Todos aqueles que querem conhecer a Península Ibérica dispõem aqui de um excelente destino que reúne três regiões”.
Jesús Viñuales encerrou a sessão com exemplos concretos de produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto. Estes passam pelos espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.
“Com esta estratégia, o viajante tem a oportunidade de conhecer dois países diferentes num único destino, algo que nos diferencia dos concorrentes. Trabalhar em conjunto com o Alentejo e o Centro de Portugal torna-nos mais competitivos no mercado ibérico e internacional”, salientou Jesús Viñuales. “Se juntarmos Espanha e Portugal, tornamo-nos o principal mercado de turistas internacionais do mundo. Nós, na Extremadura, não podemos deixar passar esta oportunidade. Dois países que antes viraram as costas um ao outro, estão agora a olhar diretamente nos olhos e a apertar as mãos com firmeza”, acrescentou.
Cooperação celebrada à mesa
A cooperação transfronteiriça foi também celebrada no “Encontro Gastronómico – Alentejo e Centro de Portugal com Extremadura”, em que os chefs João Mourato (Quinta do Quetzal, Vidigueira, Alentejo), Marco Almeida (Restaurante O Palco, Coimbra, Centro de Portugal) e as Hospederías de Extremadura criaram um menu especial que refletiu a riqueza culinária das três regiões. A entrada foi assinada pelo chef João Mourato, o prato principal pelas Hospederías de Extremadura, e a sobremesa confecionada pelo chef Marco Almeida. A experiência foi acompanhada por uma seleção de vinhos de excelência das cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo.
De assinalar ainda que Anabela Freitas participou também numa mesa-redonda sobre turismo religioso, que decorreu no stand da Extremadura.
No sábado há “Sabores ao Centro!”
A participação da Turismo Centro de Portugal na FITUR terá um novo ponto alto no sábado, dia 25, com a apresentação do projeto “Sabores ao Centro!”, em que vai dar a conhecer a riqueza e diversidade gastronómica da região. O evento terá lugar no stand Visit Portugal, do Turismo de Portugal, a partir das 17h00, sendo seguido de um “Momento de Degustação de Produtos Gastronómicos e Vinhos do Centro de Portugal”, conduzido pela chef Inês Beja, do Restaurante DeRaiz (Viseu).
Esta iniciativa resulta de uma parceria estratégica entre a Turismo Centro de Portugal, o Turismo de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões) e o PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro.
A FITUR é a maior feira ibérica e uma das maiores feiras de turismo do mundo, atraindo anualmente milhares de profissionais e visitantes em Madrid. O evento, de 22 a 26 de janeiro, abre exclusivamente para profissionais nos primeiros três dias, estendendo-se ao público geral durante o fim de semana.
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