Fisioterapia Avançada no tratamento do pavimento pélvico
Março é o mês da mulher e, aproveitando a época, vimos apresentar a nova valência da ProReab: Fisioterapia na Saúde da Mulher.
A Saúde da Mulher é uma área especializada da Fisioterapia, que incide sobre a reabilitação dos problemas relacionados com as condições que se manifestam ao longo do ciclo de vida da mulher, nomeadamente como disfunções do pavimento pélvico. Há tantas dúvidas sobre este tema, que a ProReab-Reabilitação Avançada está a organizar uma sessão de esclarecimentos gratuita, para que possa saber mais sobre esta questão, a cargo da nossa fisioterapeuta Maria João Ferreira.
Este Open day será no dia 23 de Março 2019, no Centro Médico São Tomé, por marcação. As vagas são limitadas. Reserve o seu lugar pelos contatos 231 458 666/ 925409666
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/2304665599791094
Já ouviu falar de pavimento pélvico?
O pavimento pélvico ou períneo é um grupo de músculos dentro da bacia que formam a sua base, “chão”, com funções de suporte, daí o nome pavimento. Estes músculos permitem a sustentação dos órgãos pélvicos: bexiga, útero, intestino e reto.
A qualidade de vida das mulheres depende muito do estado desta musculatura. Ainda que seja de extrema importância, a verdade é que nem todas sabem onde está ou nunca ouviram falar dela.
A gravidez, o parto e a menopausa, são momentos chave nos quais o pavimento pélvico pode ficar mais fragilizado. A abordagem de tratamentos de fisioterapia nesta área, incide sobre estas fases e tem-se destacado no tratamento de várias patologias ginecológicas e disfunções miccionais de forma conservadora, ou seja, sem ser necessário recorrer a cirurgia.
Falamos por exemplo, do tratamento da incontinência urinária, de prolapso de órgãos pélvicos ou no tratamento de dor pélvica crónica.
A importância da fisioterapia nestas condições
A Fisioterapia, é apontada como a abordagem de primeira linha e o seu principal objetivo é o fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico, procurando que a paciente consiga uma contração mais forte e consciente. A fisioterapia tem ao seu dispor várias técnicas, entre elas, técnicas específicas de fortalecimento (exercicíos hipopressivos, pilates clínico), radiofrequência com Indiba Activ e terapia com biofeedback.
Esta abordagem da fisioterapia deve ser considerada nas seguintes fases:
Esta abordagem da fisioterapia deve ser considerada nas seguintes fases:
– Gravidez: esta musculatura suporta o aumento de peso devido ao bebé e as alterações hormonais que tornam os músculos mais frouxos, diminuindo a sua capacidade de suporte, pelo que uma elevada percentagem de mulheres poderá sofrer de perdas de urina neste período.
– Pós –Parto: durante o parto, esta musculatura distende-se tanto, que sem os mecanismos de defesa do próprio parto, os danos seriam irreversíveis, ainda que o impacto varie de caso para caso. Se se verificarem complicações durante o parto, sendo necessária a intervenção de instrumentos ou uma episiotomia, a lesão será maior e os danos que podem advir daí também serão mais significativos.
– Menopausa: as alterações físicas que ocorrem no corpo da mulher nesta fase também afetam esta musculatura, sobretudo se esta já estava fragilizada ou lesionada. É por isto que nesta etapa é muito fácil que surjam problemas: incontinência ou descaimento de algum órgão.
A estes períodos decisivos, podem somar-se outras causas que debilitam o pavimento pélvico: a obesidade, a obstipação ou a prática de alguns desportos.
Naturalmente, este tipo de tratamentos exige formação altamente especializada e na nossa clínica temos profissionais com competências específicas para o tratamento destas disfunções.
Sessão de esclarecimentos gratuita
Para mais informações e agendamento de consultas contacte-nos através do número: 231 458 666/ 925409666
Centro Médico São Tomé
Rua Fernandes Costa, nº53, R/C, 3070-323, Mira
www.proreab.pt
www.facebook.com/proreab