Centeno reafirma “contas públicas sustentáveis” na legislatura

Ministro das Finanças não quis tocar no assunto do défice de 2015, apesar dos avisos da UTAO

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que o Governo vai apresentar na legislatura “contas públicas sustentáveis” que passam por “reduzir o peso da dívida no Produto Interno Bruto (PIB)”.

Mário Centeno, que falava na V convenção regional da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista) sobre competitividade e emprego, adiantou que o novo Governo liderado por António Costa vai “garantir um sistema financeiro estável” sem, no entanto, se referir diretamente aos temas mais polémicos da banca portuguesa como são o Novo Banco e o Banif.

O ministro das Finanças não tocou no assunto do défice público em 2015, mesmo depois de na sexta-feira, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho ter afirmado que “tudo se encaminha” para que o défice nacional possa ficar “abaixo dos 3%”.

Com estas declarações, o ex-primeiro-ministro veio contrariar a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que estimou na quinta-feira que o défice das administrações públicas, em contas nacionais, tenha ficado nos 3,7% entre Janeiro e Setembro deste ano, um valor acima da meta do anterior Governo para a totalidade do ano.

Fonte: DN