A banda nacional The Lucky Duckies criou hino para celebrar o Dia Internacional da Cerveja, a 7 de agosto. Confraria da Cerveja e AHRESP procuram, desta forma, homenagear setor que emprega mais de 80 mil pessoas.
7 de agosto é o Dia Internacional da Cerveja, que, em Portugal, será comemorado ao som da música “Viva a Cerveja”, um tema criado e interpretado pelos The Lucky Duckies.
A banda portuguesa com três décadas de existência é responsável pelo hino que presta uma homenagem à Cerveja, consumidores, confrades, produtores de cevada e lúpulo, cervejeiros e toda a sua “cadeia de valor que hoje emprega cerca de 80 mil pessoas”, informa a Confraria da Cerveja, responsável pela iniciativa com o apoio da Associação Cervejeiros de Portugal e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
“Neste ano particularmente desafiante para todos os setores, pretendemos celebrar esta data assinalando dois denominadores comuns à paixão pela Cerveja – a música e todos os estabelecimentos que asseguram que a melhor cerveja seja servida à mesa dos portugueses. A par de cervejeiros, microcervejeiros, agricultores, distribuidores, comerciais, clientes, fornecedores e apreciadores, também eles contribuem para expansão cultural da Cerveja”, sublinha Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja, entidade criada em 2003 e que integra mais de 650 Confrades.
Marco António, vocalista dos The Lucky Duckies e Fernando Gomes dos Santos, sonoplasta e responsável pela letra, recriaram a forma portuguesa de se associar a esta efeméride, criada em 2007, em Santa Cruz, Califórnia, num bar e que hoje é assinalado a nível mundial em mais de 50 países. “Criámos esta peça que simboliza um produto único e que nunca é dispensada nos bons momentos. Esta data é a oportunidade perfeita para tornar público, não só o meu, como o agradecimento de todos ao que melhor se faz em Portugal em matéria de Cerveja”, referiu Marco António.
Procurando incentivar o setor cervejeiro e o canal Horeca, fortemente impactados pela atual pandemia, a Confraria da Cerveja e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal desafiam ainda, através de um hashtag #VivaCerveja, os consumidores a partilhar um brinde à bebida nas redes sociais.
Miguel Morgado / Madremedia