O CEARTE realizou em parceria com a União das freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, no concelho de Almodôvar, um projeto formativo integrado, com os objetivos de valorização económica do artesanato local, dos recursos endógenos e criação de alternativas profissionais à população local, com baixa oferta ao nível do mercado de trabalho.
Foram realizados 4 percursos formativos, num total de 1000 horas de formação, envolvendo cerca de 25 adultos que se encontravam em situação de desemprego ou outros que quiseram ganhar competências para abraçar um novo projeto profissional. As áreas temáticas ministradas nos percursos formativos foram desenvolvidas de forma integrada e multidisciplinar, com vista à valorização do produto final e à diversidade de competências a adquirir na área têxtil e incidiram especificamente em Técnicas de Tecelagem; Técnicas de Tapeçaria; Tinturaria Natural e Estampagem de Tecidos; Bordados e Costura.
A formação foi desenvolvida de forma conceptual, na relação entre identidade, design contemporâneo e mercado, de forma a valorizar e potenciar os elementos identitários da região:
- reprodução e reinterpretação num contexto contemporâneo do Alforge e Talego alentejano;
- tingimento dos tecidos de forma natural e aproveitando a flora autóctone;
- incorporar na decoração de peças elementos identitários da região, com especial relevo da Estela do Guerreiro, uma das pedras epigrafadas com a escrita do Sudoeste.
Na sequência do projeto formativo, foi criada a CAOBA-Associação Cultural que potenciará no futuro o conceito e o trabalho desenvolvido durante a formação em Tecelagem, bordados e costura.
É um exemplo das intervenções do CEARTE ao nível da formação de novos artesãos, da recreação de atividades artesanais em extinção e da valorização das produções artesanais de cada território, potenciando a importância que o mesmo tem para o desenvolvimento local, a atração de turistas, a identidade da região e, em muitos casos, a fixação de populações no interior do país