CEARTE certifica trabalhadores de instituições de Penela e Alvaiázere

Na cerimónia de entrega dos diplomas, Luís Rocha, Diretor do CEARTE, sublinhou “o apoio e o valor que estas iniciativas têm ao nível da autoestima e das competências dos trabalhadores, com consequências inequívocas na eficácia dos serviços que prestam”.

 

O Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CQ-CEARTE) concluiu recentemente os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC), nas áreas de Geriatria e Cozinha, de 29 trabalhadoras de três instituições dos concelhos de Penela e Alvaiázere: Santa Casa da Misericórdia de Penela, CERCI Penela e Comissão de Melhoramentos e Apoio Social da Freguesia de Arega.

O processo teve a duração aproximada de um semestre, e culminou numa prova final realizada perante um júri composto por cinco especialistas nas referidas áreas.

Na cerimónia de entrega dos diplomas, Luís Rocha, Diretor do CEARTE, sublinhou “o apoio e o valor que estas iniciativas têm ao nível da autoestima e das competências dos trabalhadores, com consequências inequívocas na eficácia dos serviços que prestam”. Este é, por isso, “um passo decisivo na sua qualificação profissional e aprendizagem ao longo da vida”, acrescentando que “poderá permitir alcançar outras metas, quer a nível pessoal, quer profissional, já que viram as suas competências melhoradas e, sobretudo, reconhecidas formalmente”.

Com este processo, as três instituições apostaram não só na melhoria da qualidade dos seus recursos humanos, como no desenvolvimento sustentado das próprias organizações.

O Centro Qualifica do CEARTE efetua processos de RVCC com uma equipa especializada que, numa lógica de proximidade e gratuitidade, se desloca até às empresas e instituições, contribuindo para o cumprimento do requisito legal da formação profissional.