CDU- Documento programático da candidatura aos órgãos autárquicos de Mira

Comunicado da CDU – Mira

Primeira parte do programa da CDU aos órgãos autárquicos de Mira

“Ao nos candidatarmos, fazemo-lo para servir as populações, não nos move qualquer interesse ou promoção pessoal para outros cargos escondidos.

Sabia que:

1- A Câmara de Mira é proprietária de todo o terreno do perímetro florestal das dunas e pinhais de Mira?

1.1. A mesma Câmara é proprietária, em 80% do produto de venda, em corte final, de todas as árvores implementadas naquele perímetro e 20% em corte intermédio?

2- Os arruamentos e demais infraestruturas do empreendimento turístico “Mira Oásis” encontram-se num estado de total degradação e abandono e que talvez por isso:

2.1 Muitas das construções habitacionais aí existentes foram erigidas à revelia dos projectos municipais, com anexos, ocupação de espaços públicos, aumento dos andares, etc.?

3- Que existem no concelho de Mira 1972 tampas de saneamento/águas públicas desniveladas e desalinhadas nas vias públicas onde estão implantadas (muitas delas na E.N. 109) proporcionando gincanas de automóveis arriscadas?

4- Que a Videira do Sul está, há muitos anos, sem “rei nem roque”, com construções clandestinas ou de licenciamento duvidoso e um avanço (para Sul e nascente) que só não vai mais adiante porque esbarra com a variante da Videira e Mira Vilas?

4.1. Que na margem da Barrinha e junto à pedonal da Videira se encontram diversas habitações de “pedra e cal”… com garagem e tudo?

5- Que a vizinha Câmara de Cantanhede, como se fosse no tempo de Luís Torneira, tem feito e continua a fazer de Mira a sua fossa, depois de lhe ter “surripiado” parte da água que corria de Olhos de Fervença para a Vala Real e daí para a Lagoa e Barrinha?

5.1. Que tal “fossa” está quase sempre a céu aberto na zona do Casal São Tomé, por rompimento estrondoso dos esgotos?

5.2. Que os “Moinhos da Fazendeira” e daí para jusante, são os principais depositários dos excrementos Bairradinos e Gandarezes, e disso já se queixaram, sem sucesso?

6- Que a Junta de Freguesia da Praia de Mira, nos inícios de 1998, celebrou com a então DRABL um protocolo, válido por um ano e de renovação tácita, mediante o qual a Freguesia da Praia de Mira se comprometeria a recuperar, conservar e limpar a faixa de terrenos entre a denominada “Varanda Verde” e os viveiros de peixe, por sua vez delimitados pela estrada florestal e barrinha, e o “Lago do Violão” (junto ao Orbitur), bem como o parque de merendas fronteiro às instalações da Sagrada Família, com a cortina partida, por parte da DRABL (Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral), do seguinte montante global anual: 4.200.000$00 (quatro milhões e duzentos mil escudos)”

CDU – A força que informa, esclarece e luta!”

 

Assembleia Municipal de Mira (João Colaço, aposentado)

Câmara Municipal de Mira (Naära Dehoorne, estudante)

Mandatário da candidatura (Fernando Rico, Juíz Jubilado).