22.8.2024 –
Oito anos depois, a excelência da canoagem universitária mundial está de regresso a Montemor-o-Velho para competir e celebrar o desporto. No dia 20 de agosto, o Castelo foi o palco dos sonhos para os 250 atletas de 24 países que desfilaram na cerimónia de abertura do evento que decorre até dia 24, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
Com palavras de agradecimento à organização do campeonato mundial e de incentivo aos/às estudantes-atletas, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou que “o Centro Náutico continua a criar campeões nacionais e internacionais” e desejou “que Montemor-o-Velho vos maravilhe, desafie e inspire a alcançar o vosso sonho”.
Na cerimónia que contou também com as intervenções do presidente da comissão organizadora e presidente da FADU Portugal, Ricardo Nora, e do representante da comissão executiva da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário), Marko Zunic, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, destacou a visão do Município de Montemor-o-Velho que, com a colaboração da Federação Portuguesa de Canoagem, “continua a investir e a melhorar as instalações do Centro Náutico” que é uma referência nacional e internacional.
A cerimónia de abertura começou com um momento de fado de Coimbra, a cargo do grupo “Canto a Coimbra”, seguindo-se, entre outros, os desfiles dos atletas e a declaração de abertura do mundial, tendo terminado com a atuação da Escola de Dança Nadine Loureiro.