Carros clássicos para todos os gostos e preços

São carros (e algumas motos) para quase todos os gostos e bolsas. Podem ser vistos e comprados, esta tarde de sábado, no Porto.

Desde um Mercedes 220 do anos 60 do século passado, a precisar de muita paciência, tempo e alguns recursos financeiros para voltar à estrada, com um preço-base de 175 euros, a um Buick Serie 40, de 1936, que vai à praça por 30 mil euros, tanto como um Volkswagen “Carocha”, de 1953, de tudo um pouco se pode ver e comprar no primeiro leilão de automóveis clássicos aberto ao público em geral, que se realiza hoje, a partir das 14.30 horas, na Rua de D. João IV, no Porto.

Organizado pela Leilosoc, o leilão não poderia decorrer em local mais adequado, pois no número 369 funcionou, durante anos, um concessionário da Mercedes.

Mesmo assim, as amplas instalações foram pequenas para albergar os veículos de todos os interessados.

“Lançámos o leilão e rapidamente ficámos surpreendidos com a adesão. Tínhamos como objetivo chegar a quem já é colecionador, a quem aspira a ser, aos que apenas querem ter um clássico até aqueles que encaram o automóvel como um investimento. E, do outro lado, temos particulares que querem vender e não conseguem colocar os seus carros ou motos nos canais tradicionais de venda. A maior parte dos proprietários dos carros que aqui estão são da Zona Norte do país. Mas tivemos contactos com pessoas das Caldas da Rainha, por exemplo”, referiu Ivo Rodrigues, responsável pelo marketing da leiloeira.

De tal forma que se prepara um segundo leilão, a realizar em março do próximo ano, provavelmente na Zona Sul e para o qual já há interessados.

No Porto, alguns dos exemplares presentes sobressaem pela raridade, como o Buick, um Morris Eight, um BMW 502, um pequeno Fiat 500C, ou os dois Citroën “Arrastadeira”, outros pela potência, como os Porsche 911, 968 e 944 ou um BMW M5, de 1998, outros ainda pela carga histórica que encerram, como dois jipes Willys, intensamente utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Um deles ainda ostenta, pendurado no para-brisas, um cravo vermelho de outras guerras.

Para os amantes das duas rodas sobressaem uma raríssima Goriche Goerickwerke, com motor Sachs, fabricada em 1938, com uma base de licitação de 5900 euros, dois sidecars. um Zundapp K S 601, de 1957, de 32 mil euros, e um BMW NSU, de 1947, por legalizar, que vai à praça por dois mil euros.

Marcam ainda presença três Vespa, de 1971, de 1964 (com sidecar) e de 1960. Os lances começarão, respetivamente, nos três mil, 14 mil e 3400 euros.

Os veículos ainda podem ser vistos hoje de manhã e até à hora do leilão, sendo que a entrada é livre.

Fonte JN