O árbitro Carlos Xistra foi nomeado para arbitrar este sábado o dérbi entre Sporting e Benfica, da 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Xistra, de 44 anos e internacional desde 2008, vai arbitrar pela 10.º vez um jogo entre “grandes”, pela terceira vez um dérbi lisboeta, mas estreando-se no Estádio José Alvalade.
O árbitro da associação de Castelo Branco, que hoje vai ter o apoio de Hugo Miguel no videoárbitro (VAR), esteve na última vitória dos ‘leões’ frente às ‘águias’ no campeonato, em 25 de outubro de 2015, quando o Sporting venceu por 3-0 no Estádio da Luz, com golos de Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz, todos na primeira parte.
Xistra tinha cumprido a estreia em jogos entre os rivais lisboetas cinco anos antes, em 19 de setembro de 2010, com o triunfo do Benfica na receção aos ‘verde e brancos’, com dois golos do paraguaio Óscar Cardozo.
Este foi, de resto, o único triunfo encarnado nos jogos grandes que Xistra dirigiu, contando-se nos jogos com o F. C. Porto um empate (1-1, na I Liga de 2016/17) e duas derrotas (1-0, na Supertaça de 2003/04, e 1-3, na Taça de Portugal de 2010/11).
Nos quatro clássicos entre Sporting e FC Porto arbitrados por Xistra o saldo é também positivo para os ‘leões’, que venceram três vezes (2-0, na I Liga de 2007/08 e na Supertaça do mesmo ano, e por 4-1, na Taça da Liga da seguinte) e empataram uma (na primeira volta do presente campeonato).
Sporting e Benfica defrontam-se este sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a partir das 20.30 horas, num encontro determinante para a atribuição do segundo lugar do campeonato, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, uma vez que os dois rivais estão empatados com 77 pontos, menos cinco do que o líder F. C. Porto.
Para a receção do Belenenses ao Portimonense, marcada para as 16 horas, o Conselho de Arbitragem da FPF designou Luís Ferreira, da associação de Braga, e Hélder Malheiro, da associação de Lisboa, para o jogo entre Tondela e Vitória de Guimarães.
DN