Cantanhede: Simulacro de incêndio encerra Semana da Proteção Civil

Um simulacro de fuga de gás, explosão e evacuação da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) encerra amanhã, 27 de Fevereiro, a partir das 10:00 horas, o programa da Semana da Proteção Civil promovida pelo Município de Cantanhede a propósito do Dia Mundial da Proteção Civil (1 de Março).

A operação conta com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Guarda Nacional Republicana e dos agentes educativos da instituição de ensino, constituindo mais um teste à capacidade de resposta e interação entre as envolvidas em funções de socorro e segurança, no sentido de avaliar a operacionalidade dos recursos materiais, técnicos e humanos e o sistema de coordenação e comando, bem como demonstrar os procedimentos de socorro que devem ser desencadeados em eventuais ocorrências desta natureza.

Noutra vertente, pretende-se verificar o nível de sistematização das formas de atuação protocoladas para diversas situações de risco, de acordo com o que está definido no plano de emergência interno da ETPC.

O exercício consiste na encenação de um incêndio na cozinha, através de várias situações simuladas, como a deflagração por fuga de gás e pequena explosão, a que se segue a encenação do alastramento com consumo de toda a carga combustível existente e com potencial para evoluir aos espaços contíguos. Neste contexto, proceder-se-á à rápida evacuação dos alunos, professores e funcionários das zonas afetadas e adjacentes, ativando-se simultaneamente todos os mecanismos de proteção e socorro até ao controlo total da situação criada no ensaio.

O Serviço Municipal de Proteção Civil é uma estrutura que coordena a atuação dos diversos agentes de proteção civil municipais, tendo como atribuições promover a elaboração de planos de defesa das populações e atuar no sentido de assegurar a sua efetiva execução, garantindo a operacionalidade dos meios necessários para intervir rapidamente em qualquer ocorrência que possa comprometer a segurança de pessoas e bens.

O simulacro de incêndio na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) faz parte do programa de atividades que o Município de Cantanhede tem vindo a levar a efeito, de 23 a 27 de fevereiro, para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de Março).

Subordinada ao tema “A Proteção Civil e a Educação para o Risco” a iniciativa contemplou a realização de várias atividades, com o objetivo de sensibilizar a população, particularmente os mais jovens, relativamente aos comportamentos e atitudes a adotar para prevenir e fazer face a eventuais situações de risco e promover a aquisição de competências de autoproteção e proteção em geral.

Organizada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil do Município de Cantanhede, as atividades foram desenvolvidas em parceria com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Guarda Nacional Republicana, os Sapadores Florestais da Junta de Freguesia da Tocha e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Tocha e outros agentes de proteção civil, tendo em vista a consolidação da cultura de prevenção e segurança que tem vindo a ser preconizada e implementada pela autarquia.