16.3.2024 –
As estradas do concelho de Cantanhede recebem domingo a 3.ª edição da Taça de Portugal Feminina, prova na qual já estão inscritas 122 atletas femininas. Organizada pela Associação Desportiva Cantanhede Cycling (ADCC), a prova será feita em três voltas e disputada nas categorias de Elite, sub-23, juniores e cadetes.
O percurso terá início na Pena, na União das Freguesias de Portunhos e Outil, e passará por Ançã e Cordinhã, culminado em Cantanhede.
Ainda no mesmo dia, pelas 15h00, a jornada desportiva prossegue na freguesia de Covões, com a realização da 6.ª Volta ao Concelho de Cantanhede, no escalão de cadetes masculinos.
Os 121 jovens participantes vão para percorrer 76 quilómetros, atravessando quase todas as freguesias do concelho, com o objetivo final de alcançar a meta, em Cantanhede.
Na conferência de imprensa realizada ontem, segunda-feira, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, enalteceu o espírito empreendedor e a capacidade organizativa da ADCC na concretização destas provas, e congratulou-se ainda pela 6.ª Volta ao Concelho de Cantanhede contemplar a passagem dos pelotões por todas as freguesias do Município.
Helena Teodósio elogiou, mais uma vez, a iniciativa que “volta a colocar Cantanhede no mapa das competições de ciclismo, dando visibilidade à vertente feminina da modalidade com uma prova nacional”.
“Creio que é inquestionável que as provas de ciclismo trazem benefícios ao nível do marketing territorial, sobretudo pela atenção que suscitam junto do público e, naturalmente também, junto dos órgãos de comunicação social, proporcionando assim uma exposição valiosa das nossas comunicadas locais. Competições como as que vamos ter ajudam a projetar uma imagem positiva sobre a identidade do concelho”, sublinhou a autarca.
O presidente da direção da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, Arménio Alves, referiu que as inscrições encerram amanhã, quarta-feira. A nível nacional, estão todas as equipas inscritas, sendo que, entre as formações contam-se duas equipas espanholas e ainda mais uma que já manifestou vontade de participar.
As competições contam com o apoio do Município de Cantanhede, da Associação de Ciclismo da Beira Litoral e da Federação Portuguesa de Ciclismo.