“Comprar ‘A DJARA E O DANILDO na Ilha dos Sonhos’ nesta época natalícia é uma excelente opção de prenda para as crianças, não só pelo seu valor intrínseco, mas também porque comporta uma oferta solidária ao povo irmão da Ilha de S.O.G.A., na Guiné-Bissau”, afirmou Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, na apresentação do livro infantil editado pela Associação S.O.G.A – Servir Outra Gente com Amor, com apoio da autarquia cantanhedense.
O evento realizou-se em 14 de dezembro na tenda de animação de Natal instalada na Praça Marquês de Marialva, onde o livro se encontra à venda e cuja receita se destina exclusivamente ao projeto de intervenção humanitária que a associação está a desenvolver naquele país africano.
Edição coordenada por Manuela Miranda, da equipa da S.O.G.A., ilustrações da artista plástica Rita Duque e colaboração de Rita Faustino na elaboração dos textos, a história de Djará e Danildo retrata a realidade de uma ilha onde a pobreza teima em roubar as ilusões com uma narrativa que deixa uma mensagem de esperança em função do modo como o projeto tem vindo a evoluir, para benefício de uma população que apesar dos avanços continua à míngua de quase tudo.
Para além das intervenções de Manuela Miranda e de Rita Faustino, a aluna que esteve na génese da ideia, na apresentação participou ainda presidente da Associação SOGA, Margarida Coelho, que agradeceu “o grande apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, quer na edição do livro, quer nesta oportuna promoção da sua venda na tenda de animação de Natal, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida de uma população que vive em pobreza extrema”.
Para o vice-presidente do executivo camarário cantanhedense, Pedro Cardoso, “o projeto SOGA é um sonho que está a tornar-se realidade e o belíssimo livro sobre Djará e Danildo seguramente despertará muitos sorrisos nas crianças de cá e de lá, sendo que os destas resultam de duas razões, designadamente os benefícios do resultado da sua venda e naturalmente de uma cativante história infantil que, além do inegável interesse literário e pedagógico que possui, tem um potencial educativo relevante”.
A Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2015, tendo como propósito a promoção e a defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento.
Desde a sua fundação, tem perseverado na sua missão humanitária junto das pessoas da Ilha de Soga, da Guiné-Bissau, local onde se vive em pobreza extrema. Em estreita cooperação com a população local, a S.O.G.A. tem desenvolvido projetos de promoção e de dignificação daquelas pessoas, nas áreas da educação, saúde e sustentabilidade. Construiu um jardim de infância, formou professores e enfermeiros, implementou um projeto de apadrinhamento de crianças e jovens, construiu um poço que permite extrair água potável, dá apoios às escolas, apoia uma cooperativa de caju e outra de costura… Todo este trabalho de solidariedade é conseguido graças ao envolvimento de alguns voluntários que são pessoas de boa vontade.
Os projetos e obras de apoio e de cariz humanitário implementadas na Ilha de Soga, sobretudo na área da educação, carecem de sustentabilidade. E desta necessidade e compromisso surgiu mais este desafio da edição de um livro infantil para angariar meios para a concretização do novo projeto de eletrificação de uma escola de modo a permitir a formação e educação de adultos, em concreto a alfabetização de muitas pessoas da comunidade.