19.02.2025 –
Os Deputados da Assembleia da República Pedro Coimbra e Raquel Ferreira, os Autarcas Sérgio Negrão e José Santos, de Cantanhede, e Francisco Reigota, de Mira e vários dirigentes e simpatizantes do PS visitaram na terça-feira, dia 18, a ETAR das Cochadas situada na Freguesia da Tocha e que serve uma significativa população dos concelhos de Cantanhede e Mira.
A ETAR das Cochadas, em fase final de construção, “foi uma prioridade dos Governos do Partido Socialista liderados por António Costa e representa um investimento total de cerca de 12,8 milhões de euros. Divididos em duas empreitadas, uma de mais de 9,1 milhões de euros, cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Foi consignada em janeiro de 2023 e tem como dono de obra a Águas do Centro Litoral (AdCL). Além da construção da ETAR, a AdCL tem, também em fase de conclusão, a empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de cerca de 3,7 milhões de euros, igualmente cofinanciado pelo POSEUR.”
Esta ETAR irá tratar todos os efluentes provenientes do Município de Cantanhede, enquanto as águas residuais afluentes do Município de Mira serão encaminhadas para a ETAR de Ílhavo.
A comitiva lembrou que “este investimento é uma importante ajuda para minorar os impactos das descargas ambientais e para solucionar uma parte dos problemas.” Todavia, foi afirmado que continua a existir a necessidade de serem feitos outros investimentos ao longo da rede, vários da responsabilidade individual dos Municípios, “nomeadamente o aumento da rede de saneamento com a respetiva construção em várias localidades e as reparações há muito identificadas na rede existente.”
Do mesmo modo, foi afirmado que “falta ainda ser assumido por parte do atual Governo” um investimento para “limpeza e melhoria das condições ambientais” no sistema hídrico entre as Cochadas e todo o Concelho de Mira, que foi “gravemente afetado ao longo dos últimos anos.”
Recorda-se que as descargas ambientais para o sistema hídrico começaram a ter uma dimensão verdadeiramente preocupante desde 2015, atendendo ao enorme volume de efluentes pluviais oriundos das redes municipais que, somados aos efluentes industriais, ultrapassam a capacidade dimensionada do emissário, causando graves problemas ambientais. Este sempre foi um tema de preocupação extrema para os socialistas locais, tendo inclusivamente sido motivo de várias intervenções na Assembleia da República e junto de vários elencos governativos socialistas, nomeadamente desde 2021 com intervenção, nesse âmbito, dos deputados do PS eleitos por Coimbra. “Desde a primeira hora que os dirigentes locais, distritais e nacionais do Partido Socialista, tal como vários empresários locais, moveram todas as forças para encontrar soluções para este grave problema. Só com este esforço e com o trabalho dos Governos de António Costa, em parceria com a AdCL foi possível chegar à construção desta importante ETAR” afirma o Partido Socialista.
“Os dirigentes do PS continuam a acompanhar toda a evolução destes processos, lutando afincadamente pelos direitos das nossas localidades e gentes, sempre na prossecução do interesse público visando uma melhor Qualidade Ambiental” finalizou o partido.