Em Comunicado de Imprensa enviado à redação do Jornal Mira Online, A CMC informa ter assinado protocolo com a Altice. Leia, abaixo, o comunicado, na íntegra…
“Prevista 95% de cobertura de rede de fibra ótica em 2021.
A Câmara Municipal e a Altice Portugal acabam de assinar o protocolo de cooperação que prevê o alargamento da área de cobertura com rede de fibra ótica no concelho de Cantanhede.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, hoje, 2 de Julho, e contou com a presença de Helena Teodósio, presidente do Município de Cantanhede, Luís Alveirinho, Chief Technology Officer e Alexander Freese, Chief Operations Office, ambos em representação da Altice Portugal. Numa iniciativa marcada pelo respeito integral das orientações da Direção-Geral da Saúde de forma a conter a propagação do Coronavírus, destaca-se ainda a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara, Célia Simões, Adérito Machado e José Santos, vereadores da autarquia cantanhedense, presidentes e representantes das freguesias, elementos da Assembleia Municipal, para além de outros convidados.
Ainda antes da assinatura do protocolo, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio realçou que “um concelho para ser considerado desenvolvido tem de estar equipado com energia elétrica, água canalizada, saneamento básico entre outras infraestruturas, e nós, embora sejamos o maior município da CIM Região de Coimbra, com cerca de 400k2, felizmente temos asseguradas, e bem, as coberturas nessas importantes áreas. Contudo, é fundamental em termos de futuro, a assinatura deste protocolo de expansão de rede de fibra ótica funciona também como um outro importante pilar para o desenvolvimento de Cantanhede e da região” referiu a autarca, que salientou ainda “a importância do alargamento de rede de fibra ótica, nomeadamente nos tempos de pandemia que atualmente atravessamos em todo o país e no mundo, que demonstrou claramente o peso que as novas tecnologias na sociedade atual”. A presidente da câmara destacou ainda “o elevado investimento e o esforço muito significativo da empresa, que irá trazer ao concelho um importante impacto, com benefícios não só para todos os habitantes, como também para o tecido empresarial. De há uns anos a esta parte optamos por investir numa área muito virada para a tecnologia, e aqui, como concelho desenvolvido, inovador, empreendedor e em crescimento que somos, congratulamo-nos pela Altice reconhecer este nosso esforço e contribuir de forma extraordinária com a cobertura rede de fibra ótica atingir os 95% do nosso território até 2021”. A edil camarária aproveitou ainda para destacar o “valor deste projeto para atratividade do município, quer em termos empresariais, quer em termos turísticos, de forma a que Cantanhede seja cada vez mais o concelho que pretendemos, com qualidade de vida e onde seja um prazer viver”, concluiu Helena Teodósio.
Já após a assinatura do documento Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal elogiou “o papel determinante das telecomunicações durante esta pandemia, que aproximando digitalmente as pessoas das empresas, garantindo que nós continuássemos a trabalhar normalmente em nossas casas, como se estivéssemos nos nossos locais de trabalho”. O responsável da Altice destacou ainda “a relevância do contato com os autarcas locais, seja câmaras municipais, ou juntas de freguesia, como parte integrante na escolha das prioridades de expansão, pois vocês é que conhecem extremamente bem o terreno”. Luís Alveirinho, a terminar afirmou que “numa altura em que a economia está a recomeçar lentamente e que muitas empresas vão revelando dificuldades no regresso à atividade, este tipo protocolos, é uma forma de dizer presente, ao lado de vocês, autarcas e criar as condições de maior atratividade de desenvolvimento local”.
No protocolo ficou estabelecido que a Altice Portugal assume o compromisso de executar do alargamento da rede de fibra ótica no concelho da Cantanhede, tendo como objetivo alcançar 95% da taxa de disponibilidade para as habitações do território.
O procedimento que como prazo previsto de 18 meses para a sua execução, contemplada também as zonas comerciais e industriais do concelho, apresentando-se como um importante reforço para a atividade económica, estabelecendo ainda um compromisso de cooperação em processos de gestão de inovação e partilha de know-how que venham a ser acordados”