Cantanhede dá início a obra de requalificação da vala entre Casal do João e as Povoeiras

25.05.2025 –

A Câmara de Cantanhede formalizou, no dia 22 de maio, o auto de consignação que marca o arranque da obra de requalificação da vala entre o Casal do João e as Povoeiras, na freguesia da Tocha.

O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, numa cerimónia que contou ainda com a presença do vereador Fernando Pais Alves e do presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz.

Com um investimento de 343.856 euros e um prazo de execução de 120 dias consecutivos, a empreitada visa corrigir problemas de segurança rodoviária existentes na zona.

Segundo a presidente da autarquia, a intervenção “pretende corrigir deficiências atuais, minimizando o conflito entre peões, o trânsito rodoviário e a vala ao longo de todo o arruamento, promovendo assim maior segurança e melhor circulação”.

O projeto contempla o alargamento da faixa de rodagem, através da ampliação da área disponível junto ao talude da vala, com a construção de um muro de suporte ao longo da margem confinante com o arruamento. Está também prevista a execução de um sistema de drenagem de águas pluviais, com instalação de sarjetas em toda a extensão da via.

Esta intervenção insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Cantanhede de valorização da rede viária local e promoção da segurança em zonas críticas do concelho.