A sessão de cinema de 6 de Julho das “4ª Clássicas”, efetuada ao ar livre, no terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede, teve uma enorme adesão do público e terminou com uma longa salva de palmas.
A apresentação da longa-metragem “MO Peregrino” (1923) realizada por Charlie Chaplin foi acompanhada em formato de cine-concerto pelos músicos JP Cavadas e Francisco Saldanha, que interpretaram uma banda sonora original, de sua autoria, propositadamente preparada para o efeito.
Com organização conjunta da Associação fotografARTE, do Cineclube Bairrada e do Município de Cantanhede, o evento foi apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero, sendo que Ana Cristina Silva foi a apresentadora do filme.
As “4ª Clássicas”, que se iniciaram em Janeiro de 2016, vão já no sétimo ano de programação e ocorrem por norma na primeira quarta-feira de cada mês, à noite em Cantanhede. Esta iniciativa tem ainda o apoio do Associação Lúcia Lima (enquanto Secção de Cantanhede do Cineclub Bairrada), Paróquia de Cantanhede, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ª Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural aos restantes concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.