A atividade da brigada de vias da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias da Câmara Municipal de Cantanhede prossegue em bom ritmo o programa de requalificação da rede viária do concelho, nos termos de uma planificação que abrange todas as freguesias.
Ao abrigo desse plano, foram pavimentados 5 troços de estradas e arruamentos de várias freguesias do concelho designadamente a Rua de Santa Luzia, em Enxofães, a Rua do Cabeço Verde, nos Carreiros, a Rua Principal da Quinta do Além, em Covões, e o caminho da Valzinha do Vasco (via em paralelo, junto à EN 234-1), na Póvoa da Lomba. Também alvo de intervenção foi o interior do recinto contíguo ao Centro Social e Paroquial de Cadima, onde foi efetuada limpeza, mantendo a estrutura do pavimento, a que se seguiu a aplicação do tapete betuminoso.
As repavimentações estão a ser realizadas por administração direta pela brigada de pavimentações da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias, através dos recursos técnicos e humanos desse sector da atividade camarária. Para esse efeito, a referida brigada dispõe de um vasto conjunto de equipamentos que lhe conferem uma capacidade operacional para executar pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada do concelho a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas.
No que diz respeito aos equipamentos técnicos para aplicação das massas betuminosas nas freguesias, eles são constituídos por quatro camiões, dois com semirreboque basculante traseiro e outro com quatro eixos e outro com três eixos, e uma pavimentadora de rasto, dispondo ainda de dois cilindros, uma mini-carregadora/varredora, uma máquina de pulverização de emulsão betuminosa para aderência das massas betuminosas, um trator com cisterna e as carrinhas afeta ao pessoal.
Habitualmente, as obras iniciam-se com a limpeza e regularização das plataformas com uma camada de tout-venant compactado com aplicação da rega de colagem, seguida da aplicação do tapete betuminoso com uma espessura de aproximadamente seis centímetros, também este devidamente compactado, após o que foi feita a limpeza dos locais sujeitos a intervenção e retirada da sinalização temporária.
Esta ações inserem-se no ambicioso programa de requalificação da rede viária em que a Câmara Municipal de Cantanhede se propõe investir mais de oito milhões de euros, valor que não inclui os custos das inúmeras obras de aplicação de tapete que têm vindo a ser executadas nas freguesias em regime de administração direta.