Em duas sessões, dia 6 de Novembro
Mais de duas centenas de crianças participaram no “Encontro com a escritora… Lúcia Morgado”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 6 de novembro.
A iniciativa decorreu em duas sessões, às 10h00 e às 14h30, contando com a participação dos alunos das EB1 de Cantanhede, Fontinha, Gesteira, Ourentã, Sanguinheira, Tocha e Vilamar.
A autora deu a conhecer um pouco do universo dos seus livros e respondeu a questões sobre temas relacionados com a sua atividade profissional.
Esta sessão decorreu no âmbito do programa de ações pedagógicas da Biblioteca Municipal e teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de ouvirem a autora sobre o processo de criação literária e as motivações particulares de quem escreve.
Por outro lado, pretende-se ainda estimular os professores e alunos da disciplina de Língua Portuguesa a recolherem dados para dinamização de grupos de trabalho para discussão e análise de livros de autores portugueses.
Sobre Lúcia Morgado
Lúcia Morgado é natural da Cortiçada, distrito da Guarda. Reside em Viseu desde o 9º ano de escolaridade.
Professora há 28 anos, Lúcia Morgado lecionou no Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos. Atualmente é professora bibliotecária e docente de Inglês, na Escola João de Barros, Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu.
Lúcia Morgado sempre gostou de ler e escrever. Deve o gosto e o hábito da leitura às carrinhas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian que, na sua infância, iam uma vez por mês à sua aldeia. Foi nessa altura que descobriu a magia e a importância da leitura. Quanto à escrita, começou a escrever poesia quando frequentava o curso na Escola Superior de Educação de Viseu. Ler, escrever e viajar são as atividades que lhe proporcionam mais tranquilidade e alegria.
Lúcia Morgado publicou, em coautoria, “A Magia dos Pequenitos” (1999), “Abecedário de Valores” (2003), “O Saber não Ocupa Lugar” (2007) e “Uma Mão-Cheia de Histórias” (2013).