23.06.2025 –
Treze equipamentos do Município de Cantanhede passam a integrar sistema o intermunicipal de produção e partilha de energia renovável
Cantanhede vai integrar o Sistema Intermunicipal de Autoconsumo Coletivo de Energia da Região de Coimbra, projeto liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) que prevê a criação de 24 comunidades de energia renovável (CER) em 18 municípios. O Município cantanhedense assinala a adesão com 13 equipamentos municipais abrangidos, num passo que alia sustentabilidade à poupança orçamental.
A decisão foi tomada em reunião do Executivo Municipal, que aprovou a delegação de competências na CIM-RC para avançar com o procedimento.
Entre os espaços sinalizados estão as piscinas municipais de Cantanhede, o Biocant Park, os Paços do Concelho, o complexo desportivo de Febres, a Biblioteca Municipal, a central elevatória de Sete Fontes, o Pavilhão Marialvas, o estaleiro municipal, a sede da INOVA-EM, os complexos desportivos de Ançã e da Tocha, bem como a central elevatória da Fervença e a ETAR da Praia da Tocha.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, este projeto “cumpre dois pressupostos importantes: por um lado, permite que os municípios usufruam da eletricidade gerada nas comunidades de energia a um custo inferior ao praticado pelo mercado comercial; e por outro, contribui ativamente para a transição energética”.
Os dados apresentados são reveladores do impacto da medida. Com um consumo energético anual estimado em 3.297.004 KWh, e um custo acumulado de aquisição de eletricidade de cerca de 4,99 milhões de euros em 20 anos (sem IVA), a integração no sistema intermunicipal permitirá ao Município reduzir esse valor para 3,76 milhões de euros. Ou seja, uma poupança superior a 1,22 milhões de euros em duas décadas – o que corresponde a mais de 61 mil euros por ano.
A nível técnico, as infraestruturas indicadas pelo município estarão distribuídas por três subestações da região: Taveiro, Cantanhede e Tocha.
Com esta aposta estratégica, Cantanhede reforça o seu compromisso com a eficiência energética e o desenvolvimento sustentável, acompanhando o movimento coletivo da região de Coimbra para uma maior independência energética baseada em fontes renováveis.
Jornal Mira Online
Fonte / Imagem: Município de Cantanhede