O balanço do 1.º BTT Solidário, realizado no último domingo, em prol dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, não podia ter sido mais positivo. Com um total de quase 300 inscritos, a iniciativa foi bastante elogiada, tanto a nível desportivo, como organizativo.
Da responsabilidade da Urva Bike Team e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o 1.º BTT Solidário contemplou um passeio familiar de 20 km e uma maratona de 50 km por estradas, caminhos rurais e trilhos, considerada de dificuldade técnica e física média, mas que a chuva do dia anterior tornou mais desafiante.
A água e a lama existentes em alguns pontos do percurso aumentaram ligeiramente a dificuldade do percurso que, no entanto, se manteve bastante ciclável e adequado para a prática de BTT.
Pelo meio houve lugar a pequenas paragens para abastecimento (uma no passeio familiar e duas na maratona), onde os participantes puderam conviver e retemperar energias para completar a prova.
No final, os participantes foram unânimes na classificação da prova: “bons trilhos”, “soberba sinalização dos percursos”, “excelente organização” e uma feijoada, como almoço, de “comer e chorar por mais”.
O sucesso em que resultou o BTT Solidário faz a organização perspetivar uma reedição da prova, integrando-a no calendário anual da Urva Bike Team como evento regular e de vertente solidária.
As verbas angariadas no 1.º BTT Solidário vão ser direccionadas para a aquisição de equipamentos de proteção individual.