Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia decorrem este sábado, 24 de outubro, no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira, mas este ano, devido à Covid-19, sem público. A prova, que conta com a participação de 28 países, é habitualmente uma grande festa, com a presença de milhares de columbófilos. Nesta edição, a Federação Portuguesa de Columbofilia, em decisão conjunta com as autoridades, vai vedar o recinto bem como os acessos, para evitar ajuntamentos, e aposta numa emissão online.
Neste que é o ano da celebração do 23º Aniversário do Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, estão em competição as provas finais do Campeonato da Europa de Columbofilia, nos escalões seniores e juniores, o Grand Prix de Portugal, prova a contar para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.
Tradicionalmente, as provas e campeonatos de columbofilia para além de envolverem uma importante componente da prática desportiva, constituem um ponto de encontro, de convívio social, de solidariedade recíproca na troca de experiências e conhecimentos entre milhares de columbófilos e simpatizantes da modalidade, nacionais e internacionais, a que se associam as respetivas famílias. No ano passado, cerca de 3.000 pessoas estiveram em Mira para assistir à chegada dos pombos. O vírus mudou tudo, mas a festa vai fazer-se na mesma, desta vez online. Os “atletas” vão sair de Paderne, no Algarve, de manhã, percorrer 385 km até Mira, estando a sua chegada prevista para a hora do almoço.
A Covid-19 e os constrangimentos que trouxe para todos levaram a Federação Portuguesa de Columbofilia a reunir-se com representantes da Autoridade de Saúde e do Município de Mira, bem como da Proteção Civil e da GNR com o objetivo de garantir que os campeonatos decorrem no cumprimento das normas e recomendações da Direção Geral da Saúde. Foi decidido que no sábado os acessos ao Columbódromo vão ser encerrados, havendo uma barreira de segurança estabelecida pelas autoridades. Também a entrada no recinto está vedada, sendo autorizado apenas o staff necessário para a realização da prova.
Em alternativa, a Federação Portuguesa de Columbofilia está a preparar a transmissão online da final dos campeonatos, recorrendo à tecnologia para mostrar os resultados em tempo real. A intenção é que os milhares de columbófilos espalhados por todo o mundo (só em Portugal há cerca de 10 mil) possam sentir a paixão da Columbofilia, na segurança das suas casas.