Campanha Solidária do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes

O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes promoveu junto dos seus associados, amigos e população em geral através da recolha de roupas, brinquedos, artigos escolares e alimentos, de uma nova resposta social no concelho de Cantanhede, que disponibilizou uma grande quantidade de artigos, cerca de 600 Kg de roupas, sapatos, cobertores, mochilas de escola, Pastas, livros, brinquedos e produtos alimentares que foram entregues nas instalações do Banco de Recursos COLMEIA.

Esta entrega de bens contou com a presença de toda a direção do Núcleo, bem como do Srº Vereador da Acção Social e Solidariedade, Dr. Pedro Cardoso. A premissa da iniciativa teve como princípio a ideia de que, na sociedade, existe uma quantidade considerável de bens que pode ser reintroduzido no circuito, chegando a famílias com maiores dificuldades económicas.

Esta iniciativa do Núcleo teve também a especial colaboração da Chikigentil, na pessoa de uma voluntária muito generosa a D. Dadita Braz. O Núcleo entendeu por bem entregar as dádivas recolhidas ao COLMEIA que otimiza os bens e canaliza os mesmos para quem deles mais precisa. Não podemos deixar de sublinhar o facto de este projecto ser de dimensão concelhia e ter uma imagem muito positiva e funcionar num espaço com qualidade (uma das imagens de marca deste projecto que acaba por ser um contributo para a dignificação dos utentes).

Outro aspecto importante e que tem sido muito referenciado por quem dá (dádivas) “é a credibilidade do Banco de Recursos, que dá a garantia de que os bens doados chegam de facto aqueles que mais precisam, aos casos mais fragilizados sócio-economicamente”.

É também conhecida a eficácia deste processo devidamente organizado do ponto de vista administrativo e logístico, que por um lado evita a duplicação de apoios e por outro serve de filtro para eventuais situações de oportunistas e/ou facilitismo no acesso aos bens.

O Presidente da Direcção do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, Mário Cavadas, manifestou ainda o contentamento por saber deste trabalho meritório e “em nome do Núcleo de Cantanhede agradecemos a todos os associados que participaram e se dedicaram a esta iniciativa. Bem-hajam pelo empenho!”

O Vereador da Acção Social e Solidariedade, Pedro Cardoso, sublinhou ainda, a importância deste “Espaço de solidariedade promovido pelo Município, que é assegurado por voluntários, que continua a crescer e dar um pouco mais de “esperança” aos mais vulneráveis da sociedade, sobretudo os mais carenciados. No fundo, pequenos gestos que fazem a diferença!

É motivo de orgulho para o Município, o nível de actividade atingido – uma verdadeira cadeia de solidariedade criada entre a população que tem permitido resolver muitas situações de carência e a cooperação entre entidades que faz desta iniciativa uma resposta social inovadora e de enorme utilidade”.

Esta resposta social – Banco de Recursos Colmeia – é apenas um complemento da intervenção social do Município, que não se tem poupado a esforços nesta tarefa importante de “erradicação da pobreza e da exclusão social”

Oito anos a promover a solidariedade, já que o Banco de Recursos – Colmeia foi inaugurado a 6 de Janeiro de 2007, e a sua implementação, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social concelhio, prende-se com o objectivo de criar uma resposta social inovadora e solidária.

O N.º de Beneficiários/Cartão Colmeia – O Banco de Recursos, permitindo dignificar e elevar o nível de vida das pessoas que a ele recorrem. Cerca de 500 famílias beneficiam da resposta social Banco de Recursos, o que abrange mais de duas mil pessoas.

A dinamização do Banco de Recursos está, desde o seu início, a cargo de uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede, supervisionada pelo Município através da Divisão de Educação e Acção Social, que orienta, supervisiona e acompanha, tendo desenvolvido um trabalho que consideramos contribuir fortemente para o bem-estar da população mais fragilizada do Concelho de Cantanhede