Desde que tomámos posse, temo-nos deparado com problemas de abastecimento de água aos quais temos tentado dar resposta, a começar pela total degradação das captações da Lagoa e da Praia de Mira que já recuperámos por forma a bombear a água necessária. Substituímos condutas para melhorar a sua distribuição e conseguimos melhorar a quantidade nalguns lugares do concelho. Há, no entanto, uma faixa do concelho (Corujeira, Ermida, Carromeu e Casal de S. Tomé) cujo abastecimento é deficiente há largos anos. Perante a inexistência de projetos de abastecimento de água no Concelho estamos a servir-nos do conhecimento dos funcionários mais experientes dos serviços de águas para tentarmos perceber a rede que temos e poder solicitar a intervenção técnica, o que não tem sido fácil.
Ontem aconteceu o indesejável: o depósito de Carromeu foi incapaz de responder às necessidades, vazou completamente e teve de ser abastecido por auto-tanques municipais e dos Bombeiros Voluntários de Mira. Ora, a água da rede tem, há muitos anos um elevado teor de ferro e manganez que lhe dão a coloração castanha e que se vai acumulando nas condutas. Sempre que há um corte total seguido de reposição todo este depósito escorre nas condutas. E convém dizê-lo olhos nos olhos, este problema vai demorar anos a desaparecer.
Conscientes do problema nas águas temos, ao longo deste pouco mais de um ano de mandato, tentado resolver os seus problemas mas já percebemos que anos e anos de abandono vão demorar algum tempo a recuperar. A nossa primeira preocupação foi garantir o abastecimento.
Por estes dias não conseguimos!
Assim, pedimos sinceras desculpas aos munícipes afetados ao mesmo tempo que manifestamos a nossa gratidão aos Bombeiros Voluntários de Mira e aos funcionários da autarquia que, nos últimos dias, tudo fizeram para evitar esta indesejável situação. Vamos continuar a trabalhar procurando ser rápidos.