A Câmara Municipal de Cantanhede já dispõe, desde o início da pandemia do Covid-19, de uma plataforma de Serviços Online (https://servicosonline.cm-cantanhede.pt/), que possibilita aos cidadãos a consulta dos seus processos, bem como a submissão de requerimentos e formulários através da internet, tornando mais célere o tratamento dos assuntos, sem sair de casa ou do escritório.
Este serviço está em funcionamento desde o início de Março Durante o atual surto pandémico do novo Coronavírus, ganhou maior relevância como medida de contingência e cresceu em número de utilizadores registados, que assim evitaram a deslocação ao atendimento municipal presencial.
A autarquia possibilita através dos serviços online que os cidadãos, as empresas e outras entidades possam submeter pedidos de forma mais rápida e cómoda. “Esta plataforma permite ainda que, a partir de qualquer lugar com acesso à internet, os interessados possam submeter os documentos remetidos à autarquia, bem como aceder ao estado dos processos em curso”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Nesta plataforma, pode aceder às seguintes áreas de atuação:
– Atendimento Geral
– Ambiente e Saúde Pública
– Ocupação de Espaço Público e Publicidade
– Urbanismo
– Cultura e Turismo
– Proteção Civil e Gestão Florestal
– Inspeções e Certificações
– Reabilitação Urbana
– Direitos e Cidadania
– Educação
Está previsto, ainda que se forma gradual, o alargamento substancial dos serviços disponibilizados, como a possibilidade do pagamento eletrónico das taxas aplicáveis, através de referência multibanco.
“A criação dos serviços online vem reforçar a aposta da autarquia na inovação, modernização administrativa e qualificação dos serviços, atualmente já consolidada ao nível dos serviços internos e agora alargada aos canais de atendimento não presenciais. Desta forma, consegue-se a eliminação quase total da utilização do papel nos processos da autarquia o que, aliado à redução das deslocações para acesso a este tipo de serviços municipais, contribui de forma significativa para a descarbonização e eficiência energética do Município”, referiu a autarca.
Esta plataforma encontra-se disponível a partir do site oficial do Município de Cantanhede (www.cm-cantanhede.pt – Serviços Online), ou pode aceder, de forma direta, a partir do endereço https://servicosonline.cm-cantanhede.pt/).
A utilização da plataforma implica o registo do utilizador (pessoa singular ou coletiva) através da opção “Registar”. O serviço fica acessível após validação da identidade do utilizador e/ou dos seus representantes por parte do Município e a utilização do cartão de cidadão para o preenchimento do formulário de registo (pessoas singulares) torna o processo de adesão mais célere e seguro.
Os documentos submetidos devem ser assinados com recurso ao cartão de cidadão, chave móvel digital ou outro certificado digital qualificado, com valor probatório, que ateste a identidade do utilizador. Estas funcionalidades do cartão do cidadão, bem como o software utilizado, são gratuitas. Mais informação em https://www.autenticacao.gov.pt/o-cartao-de-cidadao.
“Este serviço vem valorizar o contato de todos aqueles que necessitam dos serviços técnicos da autarquia e que se encontram em regime de teletrabalho, sem terem a necessidade de se dirigirem às instalações camarárias”, concluiu a presidente da edilidade.