A cidade do Porto aderiu formalmente à associação CIVINETE, uma rede de cidades ibéricas envolvidas no programa comunitário CIVITAS para desenvolver uma mobilidade urbana sustentável.
A adesão aconteceu no encontro promovido pelo Pelouro da Mobilidade a 24 de Outubro, que contou com 73 participantes e em que estiveram representadas cerca de 40 entidades portuguesas e espanholas.
O evento contou com diversas apresentações de entidades portuguesas e espanholas no âmbito da mobilidade urbana, seguidas de um debate sobre políticas de mobilidade nas cidades do Porto, Aveiro e Vila Real. Foi também entregue o prémio “Member of Honour 2014” a Robert Stussi, um conceituado planificador urbano, especializado em políticas de transporte e mobilidade sustentável.
Durante a tarde, os participantes puderam visitar os centros de controlo de tráfego e operações da Câmara Municipal do Porto, da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
A CIVINET Portugal/Espanha é uma rede de cidades ibéricas que estiveram envolvidas nos programas comunitários CIVITAS. Tem como objetivo superar barreiras linguísticas e contextuais para autoridades e organizações interessadas na mobilidade urbana sustentável. Os membros trocam informações na sua própria língua, trabalhando em conjunto para se envolver com a União Europeia e os governos nacionais, sobre questões de política de transportes, legislação, regulamentação e financiamento. O Porto esteve diretamente envolvido num programa CIVITAS com a STCP e a FEUP.
A associação CIVINET conta atualmente com a participação de 27 cidades ibéricas.