O Município de Pombal assinou com os Clubes e Associações do concelho que desenvolvem atividade desportiva os protocolos que regem a atribuição dos apoios à prática regular de desporto.
Estes apoios regulares traduzem-se num investimento municipal de 377.500,00 euros, que se destinam a apoiar a atividade desportiva de 2838 atletas, de 32 clubes e distribuídos por 15 modalidades – o maior número de modalidade apoiadas até hoje.
Para Diogo Mateus, os apoios que o Município tem atribuído ao longo dos últimos anos têm resultado no aumento, de ano para ano, do número de atletas inscritos nos clubes de Pombal. Desde 2014, registou-se um aumento de 10,90% do número de atletas federados.
“Um dos intuitos do Município, com estes apoios, sempre passou pelo aumento do número de modalidades desportivas disponíveis aos pombalenses”, disse o autarca, “mas também pelo aumento do número de atletas a praticar desporto federado”, trabalho que, segundo Diogo Mateus, tem sido desenvolvido sem discriminar géneros ou idades, evidência que se pode encontrar no facto do número de atletas jovens também ter aumentado, e que este ano se fixa nos 2140.
“Temos o maior número de atletas de sempre, 2838, e isso mostra muito da expectativa e da credibilidade que os pais e os nossos atletas têm no trabalho que os clubes desenvolvem, e no empenho que o Município entrega a esta causa”, disse.
Diogo Mateus aproveitou a ocasião para anunciar a intenção de rever o regulamento que rege os critérios de atribuição dos apoios, nomeadamente no que concerne à desigualdade que o atual documento cria em relação aos clubes que têm Património próprio, e que acarreta despesas que os clubes que usam instalações municipais não têm que despender.
Por isso, não abdicando dos valores que os clubes já recebem, terá de ser criada “uma diferenciação positiva, que permita a quem seja gestor de património dar mais a quem tem mais despesa e não retirar a quem hoje não a tem”, disse Diogo Mateus, para quem os valores a atribuir aos clubes sem património próprio não serão menores do que já são hoje estabelecidos.
Futebol continua a ser modalidade mais praticada
Para além do número crescente de atletas, as modalidades apoiadas também tem vindo a aumentar, sendo, hoje, já 15. O Futebol continua a ser a modalidade mais praticada, com 1375 atletas, seguido do Futsal, com 459. O Karaté é a terceira modalidade mais praticada em Pombal, com 193 karatecas inscritos.
Segue-se o Atletismo, que tem 151 atletas federados, e a Ginástica Acrobática, com 132. O Basquetebol tem 112 atletas, seguido do Andebol, que tem 103.
Ténis, Natação e Judo têm, respetivamente, 86, 64 e 53 inscritos, seguidos da Orientação BTT e Pedestre, com 30, BTT com 30, Voleibol com 19, Xadrez com 15 e Padel com 13.