Câmara de Leiria anuncia concursos de ideias para regenerar a cidade

A Câmara de Leiria anunciou publicamente, a criação de concursos de ideias dirigidos à população, estudantes e especialistas para regenerar a cidade, através de um projeto “Regeneração Urbana – Um Novo Impulso”, que quer atrair investidores nacionais e internacionais.

Leiria aderiu ao projeto que se integra num movimento nacional e conta com a parceria da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Associação Empresarial da Região de Leiria – Nerlei e Instituto Politécnico de Leiria.

“No final, queremos atrair investidores nacionais e internacionais e essa é uma mais-valia já que se pretende corresponder as ideias à ação, neste caso ao investimento”, defende o vereador camarário, Ricardo Santos.

Quem quiser inscrever-se deve verificar o site da Câmara leiriense, sendo que, o prazo de inscrições para o concurso termina no dia 21 de Novembro.

“Este novo impulso e este projeto de regeneração urbana contêm em si premissas nas quais nos reconhecemos: contar com a contribuição de todos, ouvindo a população, depositar esperanças na capacidade do nosso ensino superior em apresentar propostas credíveis, e incentivar os profissionais desta área a darem um novo fôlego na reabilitação da cidade”, adianta o autarca.

Ricardo Santos sublinha ainda que “só assim será possível responder à ousadia de imaginar Leiria como uma cidade atrativa para os investidores, até porque só uma aliança entre a boa vontade da iniciativa pública e o interesse dos privados podemos fabricar um futuro melhor”.

Já o representante da CIP, Pedro Capucho, definiu esta terça-feira, durante o lançamento do projeto, que este responde a um “desígnio nacional”, reforçando a ideia de que a regeneração vai muito além da simples requalificação do edificado e que o programa terá um impacto positivo ao nível da economia, nomeadamente no setor da construção.

O Município de Leiria, em conjunto com os seus parceiros, definiu zonas piloto estratégicas de intervenção suscetíveis de receber ideias/projetos de regeneração urbana, articuladas com outras zonas onde o município já tem projetos de reabilitação em curso, de forma a contribuir para a regeneração geral da cidade.

A iniciativa concretiza-se através de três concursos de ideias/projetos: um concurso de auscultação à população, para que os leirienses possam participar e contribuir para os objetivos da reabilitação urbana.

Outro concurso para estudantes do IPL, ligando a academia à comunidade e aos desafios concretos da realidade local, aproveitando a criatividade e potencial dos alunos que estudam na região, dando-lhes uma oportunidade única de desenvolver as suas competências.

O terceiro e último concurso dirigido especialmente a profissionais da área da arquitetura, urbanismo e desenvolvimento económico, onde se espera que possam surgir ideias/projetos capazes de atrair investidores para a sua concretização, garantindo a viabilidade económica, a sustentabilidade e a harmoniosa integração urbana, salvaguardando o património e fomentado as atividades sociais no centro da cidade.

Este último tem já um prémio definido: cinco mil euros para o vencedor.

Apurados os vencedores dos vários concursos, serão criadas iniciativas de apresentação das ideias/projetos à comunidade e aos potenciais investidores. Leiria será integrada numa rede alargada da regeneração urbana, criando condições para futuros projetos e investimentos.

Os resultados deverão estar apurados no primeiro semestre de 2015 começando nessa altura os contactos de divulgação dos projetos e da captação do investimento.

O projeto foca em especial o conceito de “regeneração”, que alia a reabilitação urbana à revitalização económica e social dos espaços e infraestruturas, incentivando e criando condições para o investimento privado.

Será a resposta a uma necessidade nacional real e um contributo para dinamização económica, reorientando o investimento na regeneração para o sector privado, mas sempre com a coordenação e em parceria com os agentes locais e as populações, trabalhando efetivamente em rede.

leiria