O projeto “Vamos Aprender Inglês”, inovadora no distrito de Coimbra, constitui uma aposta do Executivo camarário ao nível da educação pré-escolar, através da introdução de uma língua estrangeira no serviço de AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família, que decorre nos jardins de infância das 15 às 18 horas.
“A par da oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º ciclo, esta é mais uma medida representativa da aposta que estamos a fazer na Educação, que é, como bem sabemos, o garante do nosso futuro. É uma medida inovadora, que garante a todos os alunos condições de igualdade no acesso a ferramentas importantes para alcançar o sucesso educativo”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.
As aulas arrancaram no início deste mês ao nível de todo o pré-escolar da rede pública do concelho, envolvendo 268 crianças, distribuídas por 13 salas de 6 jardins-de-infância.
“As aulas estão a correr muito bem e temos recebido apreciações francamente muito positivas por parte dos pais. Sabendo da importância do domínio do Inglês, que comprovadamente é aprendido com mais facilidade em tenras idades, quisemos com este projeto criar alguma justiça no acesso ao ensino do Inglês”, acrescenta Liliana Pimentel, vereadora da Educação da autarquia condeixense.
Esta iniciativa permite o acesso de todas as crianças do pré-escolar à aprendizagem da língua inglesa, atividade que anteriormente apenas estava ao alcance das famílias com melhor situação financeira, com capacidade para pagar aulas no particular e privado, tal como acontece com as maior parte das crianças do ensino pré-escolar do distrito de Coimbra e do país.
“Até aqui só 84 crianças, ou seja 30% do total de inscritos no pré-escolar estavam a frequentar o Inglês, atividade paga promovida pelas Associações de Pais. De um universo de 275 crianças, só 7 não estão inscritas, o que significa que 98% aderiram”, acrescenta Liliana Pimentel.
As actividades são desenvolvidas em pequenos grupos (entre 6 e 15 crianças) e de acordo com a idade. Esta organização permite uma maior interação entre o grupo e a professora e permite que os conteúdos sejam abordados em crianças com o mesmo nível de desenvolvimento.
A importância do Inglês na comunicação global é hoje indiscutível, tornando-se uma ferramenta indispensável tanto nos negócios como no lazer, além de que as crianças que começam cedo a aprender um outro idioma terão maior facilidade de aprender inglês sem sotaque, dominando a língua com fluência e desenvoltura.