27.4.2024 –
Pelo 16.º ano consecutivo
O Município de Cantanhede viu renovada, pelo 16.º ano consecutivo, a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da totalidade dos serviços pela norma EN ISO 9001:2015.
Esta certificação surge na sequência de um ciclo de auditorias internas e externas a todos os 26 processos que compõem o sistema, nas quais se constatou uma crescente maturidade, autonomia e naturalidade na adoção das práticas recomendadas em todos os serviços camarários.
Na auditoria externa de acompanhamento, que decorreu entre os dias 21 e 23 de novembro, não foram identificadas quaisquer não conformidades, apenas 6 observações, que estão a ter o tratamento adequado, de acordo com o Plano de Ações Corretivas elaborado.
Atualmente, o Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Cantanhede, regido pelo Manual da Qualidade, integra e controla um total de 708 modelos de documentos, 37 mapas de processo e subprocesso, 17 procedimentos e 10 Instruções de trabalho.
A gestão dos processos é feita com recurso a ferramentas baseadas na análise de riscos e oportunidades, consideração dos contextos interno e externo, retenção do conhecimento organizacional, liderança e compromisso, entre outros.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o SGQ é “determinante” na estratégia da autarquia, ao permitir “um conhecimento pleno da organização a todos os níveis da sua estrutura orgânica e ao fornecer informação de suporte extremamente valiosa para a tomada de decisão”.
Ainda de acordo com a autarca, “quando se fala de qualidade, estamos a introduzir melhores soluções, não só para satisfazer as necessidades das pessoas que recorrem aos serviços, mas também no sentido de resolver problemas nos diversos planos da nossa atividade”.
Helena Teodósio atribui a renovação da certificação do SGQ ao “trabalho exemplar dos recursos humanos do Município de Cantanhede”, determinante para os 16 anos consecutivos de reconhecimento de boas práticas na instituição.
Neste âmbito, o Conselho da Qualidade, órgão que inclui representantes do executivo municipal e dos diversos departamentos, reúne no próximo dia 22 de abril, com o propósito de efetuar uma revisão ao SGQ, para garantir que este se mantém apropriado, adequado e eficaz, assim como avaliar melhorias e necessidade de novos recursos, bem como eventuais alterações ao sistema.