Comunicado da Câmara Municipal de Cantanhede:
“A Câmara Municipal de Cantanhede decidiu antecipar o pagamento dos bens adquiridos e dos serviços executados para a autarquia, avançando de imediato com a liquidação das faturas independentemente dos prazos contratualizados”. Comunicada hoje aos serviços por Helena Teodósio, a medida destina-se a diluir o impacto do surto de Coronavírus nos agentes económicos, “também eles confrontados com a necessidade de reduzirem a força de trabalho e, em função disso, a sua atividade, com todas as consequências que isso acarreta do ponto de vista económico e financeiro”.
Manifestando-se“bem consciente da gravidade dessas consequências”, a líder do executivo camarário refere que “embora esta medida não seja certamente a solução para todos os problemas que se adivinham para as empresas, servirá pelo menos para ajudar algumas a enfrentarem este período inesperadamente difícil que estamos a viver”. Segundo a autarca, “a antecipação dos pagamentos é perfeitamente acomodável na gestão da tesouraria da Câmara Municipal. Felizmente temos boa margem para isso, a única dificuldade reside no facto de nesta altura os serviços financeiros estarem com bastante menos gente para agilizarmos a tramitação processual inerente aos pagamentos, sendo certo que isso está a ser feito com a maior celeridade possível”.
Por outro lado, Helena Teodósio adianta que, além das ações preventivas para mitigar a propagação do Coronavírus, o executivo camarário tem-se concentrado em implementar medidas para mitigar também os efeitos da epidemia na vida da comunidade. Uma dessas medidas que está já a ser desenvolvida pela Câmara Municipal em articulação com os agrupamentos de escolas, consiste em assegurar o fornecimento de refeições a alunos beneficiários de apoio social integrados no Escalão A e cujas famílias tenham manifestado essa necessidade. O objetivo é proceder à entrega domiciliária dessas refeições, no sentido garantir a prevenção face aos riscos a que as crianças de outro modo ficariam expostas, providenciando-lhes assim alimentação nesta fase de maiores dificuldades para os seus agregados familiares.
Esta iniciativa segue-se a uma outra de carácter social orientada para o apoio aos idosos que precisam de ficar em isolamento, muito particularmente os que não dispõem de suporte familiar, para os quais foi criada uma resposta para assegurar o transporte de medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade.
Entretanto, numa mensagem publicada no portal do Município, Helena Teodósio faz um ponto da situação das ações implementadas pela Câmara Municipal, congratulando-se com “o facto de a população do concelho de Cantanhede estar a agir em conformidade com as recomendações das autoridades de saúde”. A terminar, a presidente da Câmara de Cantanhede diz acreditar que “será superado este sobressalto que mantém a nossa vida um pouco em suspenso por um certo período, confiando que no final vamos todos ficar mais fortes e mais unidos em torno daquilo que é verdadeiramente importante para o futuro das nossas famílias e da nossa comunidade”.