31.8.2024 –
O ciclo de showcases semanais, que acontecem no Café Concerto Coimbra, com curadoria da Blue House e coprodução do Convento São Francisco, está de regresso no dia 3 de setembro, às 19h30.
Este ciclo surgiu em outubro de 2020, em contexto pandémico e foi-se adaptando, desenvolvendo e incorporando novas valências, ainda que mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes.
Para este trimestre foram escolhidos: Foggy Project (2 de setembro), TNT (10 de setembro), Jasmim (17 de setembro), Rita Dias (1 de outubro), Broken Candles (8 de outubro), Monday (15 de outubro), Combo de Jazz EACMC (22 de outubro), Líquen (5 de novembro), MIC – Nunca Mais Era Sábado (12 de novembro), O Lado de Dentro (19 de novembro), Combo de Jazz EACMC (3 de dezembro) e MIC – Musa (10 de dezembro).
Em 2023 foi criado o Café Duplo, uma residência artística expresso, que proporciona o encontro de dois artistas que não se conhecem, e que lhes coloca o desafio de preparar um espectáculo em 24 horas. Todos os Café Duplo continuarão a ter uma apresentação em Coimbra às terças-feiras e às quintas-feiras em Bragança, no Teatro Municipal.
Nestes próximos meses, acontecerão residências de Tânia OP + Eduardo Cardinho, Aníbal Zola + Luís Travassos, Rita Braga + José Rebola e Joana Guerra + Gil Jerónimo.
João Silva, coordenador da Blue House, refere que “o Café Curto, em 2024, vai para o quinto ano, tendo começado em outubro de 2020 em plena pandemia, e de ano para ano tentámos sempre criar e acrescentar novas dinâmicas ao ciclo de programação, principalmente com elementos ligados à criação e ao apoio dos artistas emergentes. Em 2024, teremos novos parceiros, alguns deles fora da Região de Coimbra, para que o ciclo e os seus artistas possam circular e mostrar o seu trabalho a outros públicos e continuarem o seu trabalho enquanto músicos e criadores.”