Uma erupção vulcânica em Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, em Cabo Verde, obrigou à evacuação da localidade, operação que está em curso ao final da manhã deste domingo
De acordo com a Rádio de Cabo Verde (RCV), a povoação de Chã das Caldeiras, cerca de mil pessoas, estão a ser evacuadas por agentes da Polícia Nacional.
A erupção, de acordo com um geofísico citado pela RCV, assume uma dimensão semelhante à ocorrida em 1951, a mais grave das últimas décadas e por isso com mais intensidade do que aquela que se registou em 1995. Na madrugada deste domingo, a atividade vulânica atingiu o nível 3 numa escala de 5 que mede estes fenómenos.
Luís Pires, presidente da Câmara de S. Filipe e responsável pela Proteção Civil na ilha do Fogo, disse que a população está a ser retirada com tranquilidade, usando meios da Polícia Nacional e da autarquia de Santa Catarina.
A ministra da Administração Interna, Marisa Morais, afirmou que um contingente que inclui militares e elementos da Proteção Civil e da Polícia Nacional vai partir dentro de cerca de uma hora (perto das 14 horas em Portugal continental) da cidade da Praia para reforçar as operações na ilha do Fogo.